A Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI é responsável pelo gerenciamento e proteção dos dados desta Secretaria e por manter os serviços relacionados a área de Tecnologia da Informação disponíveis e acessíveis.

Atualmente ocupando o cargo de diretora a Sra. Carla Alessandra Lima Reis é responsável por executar e manter o Plano Diretor de Informática da Semas, coordenar programas, projetos e ações de caráter permanente na área de Tecnologia da Informação e seus Sistemas Corporativos; exercer a gestão da infraestrutura tecnológica e sistemas de informação ambientais visando a transformação digital da Secretaria.

Ocupando o cargo de coordenador, o Sr. Raimundo Viegas Júnior é responsável por coordenar a infraestrutura tecnológica da SEMAS e o atendimento de qualidade aos usuários através da gestão dos ativos tecnológicos que envolvem hardwares, softwares, recursos de rede e segurança, e serviços necessários para a existência, operação e gestão do ambiente de TI da SEMAS.

Esta diretoria encontra-se organizada com duas coordenações que são:

  • CODES – Coordenação de Dados e Sistemas de Informação que é responsável por coordenar os sistemas de informação corporativos e o atendimento de qualidade aos usuários através da gestão dos ativos de software, os processos de desenvolvimento de novos aplicativos, sistemas de gerência de banco de dados, segurança e proteção dos dados da Secretaria e todos os serviços necessários para desenvolvimento, operação e manutenção dos sistemas de informação da SEMAS.
  • CRISTI: Coordenação de Redes, Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, responsável por coordenar a infraestrutura tecnológica da SEMAS e o atendimento de qualidade aos usuários através da gestão dos ativos tecnológicos que envolvem hardwares, softwares, recursos de rede e segurança, e serviços necessários para a existência, operação e gestão do ambiente de TI da SEMAS.

Cada coordenação por sua vez possui duas gerencias, na CODES estão:

  • GESIS: Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas, que é responsável por gerenciar o desenvolvimento, suporte, manutenção e implantação de sistemas de informação, utilizando processos de software adequados às melhores práticas da Engenharia de Software. Atender serviços relacionados a suporte avançado aos sistemas e seus usuários internos e externos. Planejar e Propor melhorias relacionadas aos sistemas de informação e seus processos.
  • GDADOS: Gerência de Proteção e Inteligência de Dados responsável por Gerenciar recursos de infraestrutura de Banco de Dados dos sistemas da SEMAS buscando garantir disponibilidade, segurança, proteção, integridade e desempenho; Gerenciar e monitorar as permissões de acesso dos bancos de dados e dos sistemas corporativos; Assessorar no monitoramento e otimização dos recursos tecnológicos relacionados aos sistemas gerenciadores dos bancos de dados corporativos; Analisar e atender solicitações dos usuários referentes a extrações de dados,  manutenções corretivas ou evolutivas para as bases de dados implantadas e em produção; Analisar, implementar e auxiliar na manutenção das estruturas relacionadas à inteligência de dados.

Na CRISTI estão:

  • GRECO: Gerência de Redes e Comunicação responsável por gerenciar e atender serviços relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação da Secretaria buscando conectividade, segurança, otimização de serviços, mantendo a eficiência e disponibilidade de serviços.
  • GESUP: Gerência de Suporte ao Usuário responsável por gerenciar e atender serviços relacionados a suporte ao usuário (atendimento nível 1 dos servidores), visando identificar e solucionar problemas referentes à área de tecnologia da informação, relatados e descritos pelos usuários internos e externos. Planejar e propor melhorias nos sistemas e infraestrutura a fim de melhorar o atendimento aos usuários.

Essa estrutura organizacional possibilita uma tratativa de demandas de forma ágil e organizada, assim cada área está preparada para atuar na solicitação que lhe for atribuída.

Todos estes serviços podem ser acessados através dos nossos canais de atendimento:

Para atendimento interno:

  • Central de Atendimento CATIS (www.catis.semas.pa.gov.br)
  • PAE

Para atendimento externo:

Os colaboradores desta Diretoria estão disponíveis para atuar nas solicitações feitas através de qualquer um dos canais citados, buscando sempre atender as demandas de forma ágil e segura para assim fazer uma entrega de qualidade aos colaboradores e clientes da Secretaria.