VOLTAR

Finanças Sustentáveis

De acordo com definição da Comissão Europeia, entende-se finanças sustentáveis como o processo de considerar fatores ambientais, sociais e de governança (ASG) na tomada de decisões de investimento. Isso leva a operações de longo prazo e a projetos que visam a construção de um futuro mais estável, onde o meio ambiente é preservado ao mesmo tempo em que a economia se desenvolve. Cada um desses fatores pode considerar uma variedade de atividades, como adaptação às mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, inclusão social, investimentos em capital humano e comunidades e a gestão de instituições públicas. Essa variedade de possibilidades assegura a inclusão da natureza e das comunidades nos processos de tomada de decisão, públicos e privados.

Sendo assim, entende-se que os instrumentos financeiros relacionados às finanças sustentáveis são aqueles que permitem o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que reduzem impactos ambientais negativos, levando em consideração aspectos sociais e de governança. O financiamento sustentável também abrange a transparência quando se trata de riscos relacionados a fatores ASG que podem ter um impacto no sistema financeiro, e a mitigação de tais riscos através da governança apropriada das partes envolvidas.

Empréstimo Vinculado a Desempenho

A definição mais aceita para empréstimos vinculados ao desempenho sustentável é a dada pelo Sustainability-linked Loan Principles (SLLP). O mercado financeiro se refere a esse tipo de empréstimo pela sigla SLL (sustainability-linked loan), que em inglês quer dizer justamente isso: empréstimo vinculado à sustentabilidade. Um SLL é todo tipo de instrumento financeiro (empréstimos, garantias, notas de crédito) onde os custos do negócio, para o tomador, podem variar de acordo com compromissos e metas de sustentabilidade previamente definidos.

As metas de sustentabilidade para esse tipo de negócio são compromissos que variam de acordo com o projeto a ser financiado. São os chamados indicadores de desempenho (KPI – key performance indicator), que devem ser mensuráveis de maneira direta. Tudo deve ser possível de ser medido e comprovado por um auditor independente que, periodicamente, verifica e confirma o cumprimento dessas metas. Ao contrário de outros instrumentos financeiros relacionados à sustentabilidade, o SLL não vincula o uso de recursos a ações específicas. Seu objetivo é auxiliar ao tomador a melhorar seu desempenho sustentável, ou ASG.