Tipos de Manifestações
- Reclamação: Demonstração de insatisfação relacionada a um serviço público ou atendimento prestado pela Secretaria.
- Sugestão: Apresentação de ideias ou propostas para o aprimoramento de políticas e serviços oferecidos pela SEMAS/PA.
- Elogio: Reconhecimento ou demonstração de satisfação com o serviço público prestado ou o atendimento recebido.
- Solicitação: Pedido de providências por parte da Secretaria, como a realização de uma ação ou serviço específico.
- Denúncia: Comunicação de práticas irregulares ou ilícitas cometidas por servidor ou unidade administrativa, como descumprimento de normas, danos ao patrimônio público, ou ações que prejudiquem o cidadão, cuja apuração dependa de órgãos ou setores competentes.
Canais de Atendimento
Plataforma SIGO:
https://www.sistemas.pa.gov.br/sigo/#/
Sistema de Informação ao Cidadão (eSIC): 
https://www.sistemas.pa.gov.br/esic/public/main/index.xhtml
Atendimento Presencial (Público externo: 8h às 14h e Interno: 8h às 16h) Local: SEMAS Sede, Travessa Lomas Valentinas, nº 2717 – Bairro do Marco, Belém-PA
Aplicativo Semas Pará:

Plataforma “fala.BR” (e-ouv):
https://falabr.cgu.gov.br/publico/PA/Manifestacao/RegistrarManifestacao
E-mail da Ouvidoria: 
ouvidoria@semas.pa.gov.br