PRODUTOS E SERVIÇOS
Sempre tendo em vista a sua missão de promover e facilitar o acesso, a Biblioteca da SEMAS disponibiliza a seus clientes uma vasta lista de serviços e produtos abaixo relacionados.
Alguns deles estão disponíveis online neste site, neste caso disponibilizamos links para seu rápido acesso.
Esperamos obter a plena satisfação de nossos clientes e contamos com suas sugestões e críticas para nosso constante crescimento.
PRODUTO
ALERTA BIBLIOTECA: São selecionadas informações referentes às novas aquisições de títulos através de compra e/ou doações recebidas de outras instituições parceiras na área do meio ambiente e divulgadas no site da Semas para conhecimento dos usuários.
SERVIÇOS
CONSULTA PARA CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS: A biblioteca tem o prazer de receber todos os usuários interessados em realizar consultas em seu acervo. Ao chegar dirija-se a nosso balcão de atendimento no horário de funcionamento.
EMPRÉSTIMO DOMICILIAR PARA CLIENTES INTERNOS: Os clientes internos, em situação regular na biblioteca, podem solicitar o empréstimo domiciliar de até 05 obras do acervo pelo prazo de 07 dias. Obras que têm apenas 1 exemplar são somente para consulta na biblioteca. O usuário poderá renovar seu empréstimo caso não haja interesse de outro usuário na mesma publicação.
EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS: A Biblioteca efetua empréstimos de documentos do seu acervo para bibliotecas ou centros de documentação desde que as solicitações sejam formalizadas através de correspondência, com entrada no protocolo desta SEMAS.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: Os clientes internos da biblioteca podem solicitar em nosso balcão de referência a realização de pesquisas bibliográficas sobre determinado assunto dentro da área de especialização da biblioteca.
NORMALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Este serviço está disponível somente para clientes internos, na elaboração de documentos institucionais.
DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO: O usuário que solicita o DSI deve informar em seu perfil profissional – no caso em um formulário impresso ou online – quais tipos de suportes informacionais quer receber (artigos, teses, e-books etc), qual a periodicidade para o envio das informações, a quantidade, as palavras-chave, e, se conhecer, as fontes especializadas. Esses dados são de grande utilidade para o êxito do serviço, para garantir a pertinência e qualidade do resultado das buscas. Quem decide o término do serviço é o usuário.
ACESSO À INTERNET PARA CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS.
CONSULTA À BASE DE DADOS: Todos os usuários podem ter acesso, para consulta, em nossa base de dados. Ao chegar dirija-se ao nosso balcão de referência.
DIVULGAÇÃO E DOAÇÃO DE PUBLICAÇÕES EDITADAS PELA SEMAS: Selecione em nossa estante virtual as publicações e formalize seu pedido por e-mail ou no protocolo da Semas.
ESPAÇO INFANTIL: Espaço reservado às crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis.
ÁREA PARA LEITURA E DESCANSO: Destinado para leituras em geral e descanso.