Biblioteca

Conheça a biblioteca!

APRESENTAÇÃO

A informação tem um importante papel nas atividades intelectuais, financeiras, comerciais e pessoais disponibilizada por meio de uma diversidade de formatos e suportes. Sua produção, organização, domínio e transformação podem causar mudanças políticas, culturais e econômicas em uma região ou nação. A informação ambiental tem a função de informar aos indivíduos os problemas e soluções viáveis sobre a questão, além de controlar e armazenar a documentação pertinente produzida sobre os assuntos ligados ao meio ambiente.

Sua principal característica é a inter e multidisciplinaridade, pois leva em consideração conceitos científicos, sociais e filosóficos. Trata-se de uma área ligada a campos científicos distintos como o Direito Ambiental, Geografia Física, Biologia, Geologia, Ecologia e Ciências Sociais. As bibliotecas são espaços onde os usuários se deparam com essa informação ambiental, ou seja, são lugares concretos de idéias e de informações e funcionam como espaço de leitura, de estudo, de consulta, de busca e de uso da informação. Nelas se encontram os diversos tipos de suportes informacionais que servem de base para qualquer tipo de pesquisa bibliográfica que são: livros, monografias, dicionários, manuais, enciclopédias, CD`s, DVD`s, banco de dados e outros.

As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares ou associações formalmente organizadas com o objetivo de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita em um campo específico de assunto, ou seja, elas se originam de universidades (bibliotecas setoriais) ou empresas comerciais (indústrias), atuando como agentes disseminadores dos conhecimentos necessários aos estudos e tomadas de decisões das instituições. Seu papel no órgão é de fundamental importância em decorrência da crescente demanda de informação pela sociedade atual.

A Gerência da Biblioteca atua na formação, análise, processamento e organização da documentação assim como no planejamento e avaliação de todos os processos de utilização dos recursos informacionais demandados pela Instituição. Selecionar, pesquisar, tratar e disponibilizar a documentação e informação técnica na área ambiental, promover a disseminação dos serviços e produtos de informação ambiental disponíveis, catalogação e classificação dos documentos do acervo da Semas são algumas das atividades da Gerência da Biblioteca (Gbib) da Semas.

O acervo de aproximadamente 10.000 itens documentais dentre livros, folhetos, periódicos, vídeos, cds, dvds é composto através da compra e também de pedidos de doações para instituições especializadas em meio ambiente de diversas instituições como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco da Amazônia (Basa), Museu Paraense Emílio Goeld, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Instituto Florestal (IF) de São Paulo, entre outras. Os empréstimos estão disponíveis aos funcionários e as consultas estendem-se ao público externo.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará