Diretoria de Tecnologia da Informação

Diretoria de Tecnologia da Informação

À Diretoria de Tecnologia da Informação, diretamente subordinada à Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias, compete: (Incluído pela Lei no 8.096, de 2015)

Elaborar e manter atualizado o Plano Diretor de Informática e o Sistema de Informações Ambientais do SISEMA/PA; coordenar os programas, projetos e ações de caráter permanente na área de Tecnologia da Informação e seus sistemas corporativos; e exercer a Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Banco de Dados da SEMAS e desenvolver e manter um Banco de Dados Único, georreferenciado, para uso da SEMAS e entidades sob sua coordenação técnica.

 

A DTI conta com quatro Gerências:

Gerência de Administração de Banco de Dados – GDADOS -> Responsável pelo Cadastros, manutenções e correções de sistemas que são aplicados ao público externo e órgãos parceiros, colaborando para a fiscalização e auditoria de dados ambientais alimentados pelos sistemas informados. Também é responsável pela administração dos Bancos de Dados desta secretaria.

Gerência de Sistemas Corporativos – GESIS -> Responsável pelo desenvolvimento de sistemas de informação aplicados à gestão ambiental. Os servidores utilizam software Livre para criar soluções de acordo com a demanda da secretaria utilizando metodologias ágeis e frameworks para o auxílio no desenvolvimento de softwares.

Gerência de Redes e Comunicação – GRECO -> Responsável por monitorar e manter o funcionamento da rede (hardware e software); garantir que a rede possa oferecer operações ininterruptas. Implantar e dar manutenção a hardware e nos serviços de rede e aos recursos computacionais ligados à mesma.

Gerência de Suporte ao Usuário – GESUP ->  A gerência de suporte ao usuário visa identificar e solucionar os problemas referentes à área de tecnologia da informação, relatados pelos usuários internos e externos. Atua na área de treinamento e educação visando o melhor uso das tecnologias oferecidas por esta SEMAS.

Juntamente com os técnicos da SEMAS e outros parceiros, Já desenvolvemos um conjunto de soluções como o Sistema Integrado de Licenciamento e Monitoramento Ambiental – SIMLAM, Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais – SISFLORA e Cadastro Ambiental Rural – CAR, são exemplos de sistemas complexos administrados por esta DTI. Além desses sistemas mencionados, contamos com outros sistemas, que ajudam de forma eficiente e prática a gestão ambiental do Estado do Pará, com segurança e responsabilidade que são características desta Diretoria.

apresentacao-dti-2017