À Diretoria de Tecnologia da Informação, subordinada à Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias, compete elaborar e manter atualizado o Plano Diretor de Informática e os Sistemas de Informações Ambientais; coordenar os programas, projetos e ações de caráter permanente na área de Tecnologia da Informação e Seus sistemas Corporativos; exercer a Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Banco de Dados e disponibilizar os dados gerados para uso da SEMAS, entidades sob sua coordenação técnica e a comunidade.
As atividades de TI da SEMAS tiveram origem em junho de 1995 com a criação da Assessoria de Informática, contando com dois servidores, com uma rede de apenas 10 computadores.
Em 1996 a SEMAS cria seu site institucional, sendo o primeiro órgão do governo do Pará presente na Internet. Neste ano foi criado o Sistema Estadual de Informações ambiental – SEIAM, substituído em outubro de 2006 pelo SIMLAM.
Em 1997 conclui a informatização de todos os setores e se conecta, via Embratel, com o IBAMA e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para compartilhamento de informações em tempo real.
Em 1998 é instituído o Comitê de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais, através do Decreto 3.036 de 26 de agosto de 1998, coordenado pela Secretaria e integrado por 11 órgãos do Governo do Estado, constituindo o Grupo de Trabalho Amazônico – GTA. Este grupo, em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC) e o Ministério do Meio Ambiente/IBAMA, realizam ações permanentes de controle de desmatamento e queimadas no Estado.
Em 1999 a Information Week premia o Sistema de Monitoramento de Queimadas da Secretaria, após certificação da National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA do governo americano.
Em 2006 a Secretaria adota o SIMLAM (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental), SISFLORA (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais) e CEPROF (Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais) para a gestão ambiental do Estado em função da nova atribuição relacionada ao comércio de produtos florestais que anteriormente cabia exclusivamente ao IBAMA. Neste mesmo ano foi criado o CAR (Cadastro Ambiental Rural) por técnico da Assessoria de Informática que, posteriormente, foi agregado ao SIMLAM e, em 2012, é adotado nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente através da Lei 12.651 de 25 de maio de 2012.
Em 2007 a Assessoria de Informática é transformada no Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, através da Lei 7.026 de 01 de agosto de 2007
Em 2015 o NTI é transformado em Diretoria de Tecnologia da Informação através da Lei 80.961 de 01 de janeiro de 2015.