Apresentação

Logo_do_Pesam

No Município de São Geraldo do Araguaia, região sudeste do Estado do Pará, estão localizadas duas Unidades de Conservação estaduais: o Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), Unidade de Proteção Integral, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, Unidade de Uso Sustentável.

No interior das duas unidades de conservação (UC) é encontrado grande número de gravuras e inscrições rupestres. Estas UCs são relevantes por abrigar espécies da fauna e flora brasileira ameaçados de extinção da natureza. Na fauna, destaque para onça pintada, gavião-real, tamanduá-bandeira e cobra cascavel; enquanto na flora se encontram mogno, castanheira, aroeira, sucupira e Angelim, dentre outras.

O Parque, criado através da Lei estadual nº 5.982/1996, tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais contra quaisquer alterações que os desvirtuem, conciliando a proteção integral dos recursos naturais e das belezas cênicas com a utilização para fins científicos, ecoturísticos, educacionais e culturais.

Já a APA, criada através da Lei estadual nº 5.983/1996, exercendo Zona de Amortecimento do Pesam, com objetivo de conservar e recuperar os ecossistemas ou parte destes, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais, através de programas e projetos de desenvolvimento sustentável.

A região possui um relevante significado histórico, por ter sido um dos principais locais onde aconteceu a Guerrilha do Araguaia, movimento popular rural ocorrido na década de 70, fator importante no povoamento e história da região.

Enquanto a APA Araguaia tem como característica ser a zona-tampão do Parque Serra das Andorinhas, conforme consta no artigo 14 de sua lei de criação, encontrando-se 100% na zona de amortecimento deste.

As atividades desenvolvidas nessas duas unidades nos últimos anos foram voltadas principalmente para a proteção dos seus recursos naturais e sensibilização ambiental com os atores locais.

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará