FLORESTA ESTADUAL DE FARO

APRESENTAÇÃO

A Floresta Estadual de Faro ocupa 613.868 hectares e abriga milhares de animais e plantas. Muitos deles somente existem nessa região da Terra. Cerca de 98% de sua área é coberta por florestas bem conservadas. A Flota também é cortada por extensos rios, como Nhamundá e Mapuera. As atividades econômicas praticadas na Flota são: agricultura, pesca, coleta de castanha-do-brasil, extração de madeira e pequenas criações de gado e animais de pequeno porte.

LOCALIZAÇÃO

A Flota de Faro está localizada no Estado do Pará, na Calha Norte do rio Amazonas. Essa região abriga o maior bloco de Unidades de Conservação e Terras Indígenas do mundo.

Ao norte, a Flota de Faro faz divisa com a Terra Indígena (TI) de Trombetas-Mapuera, com a comunidade Quilombola Cachoeira Porteira (Flota de Trombetas) e com a Rserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas; a oeste, a Flota faz limite com a TI Nhamundá-Mapuera; a leste, com a Terra Quilombola do Alto Trombetas e a Floresta Nacional (Flona) Sacará-Taquera; e ao sul, com o município de Nhamundá, já no Estado do Amazonas. A partir do município de Faro, o início da

Flota é marcado pelo Igarapé Floresta, enquanto o Igarapé Pirarara limita o extremo oeste do seu território.
Faro_Zoneamento

Faro_Area_de_Uso

RESPONSÁVEIS

Gerente: Joanísio Mesquita
Contatos: joanisiomesquita@gmail.com / 3184-3636

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará