Apresentação

O Marajó, maior arquipélago fluvio-marítimo do planeta, está localizado na foz do Rio Amazonas, limite com o oceano Atlântico e abrange os municípios de Afuá, Anajás , Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho , Muaná, Ponta de Pedras , Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.

O Arquipélago do Marajó tem seu status preceituado na Constituição do Estado do Pará (Art. 13), já é estabelecido por Lei Estadual como Área de Proteção Ambiental (APA). O status APA torna uma área ecológica protegida oficialmente contra processos de intervenção artificial que possam degradar os ecossistemas.

A APA Marajó, com 5.500.000 hectares ou 55.000 mil quilômetros quadrados, é considerada a maior unidade de conservação do Brasil. A Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, localizada nos municípios de Anajás, Breves, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, a RESEX Gurupá Melgaço, localizada nos municípios de Gurupá, Melgaço e Breves, a Reserva Extrativista Marinha de Soure, localizada no município de Soure e o Parque Estadual Charapucu, compõem juntas, as quatro unidades de conservação que constituem a APA Marajó.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará