A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou do painel “A Política de Territórios Sustentáveis na Transição para Baixas Emissões”, no Pavilhão Pará, localizado na Green Zone da COP30, em Belém.
02/12/2025 12h34 Por ASCOM
Um dos principais destaques do painel foi o anúncio da aprovação “Pará Mais Sustentável”, um projeto da Semas financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O Pará Mais Sustentável vai fortalecer o Programa Territórios Sustentáveis (PTS) com R$ 64 milhões em prol de políticas ambientais”, destacou o gerente do PTS, Tiago Peniche.

Foto: Vitor Hugo Ribeiro/ Ascom Semas
O investimento visa fortalecer o programa, apoiar a execução de políticas ambientais sustentáveis e reforça a capacidade da Semas em ampliá-lo para 27 municípios do Pará.
Na apresentação do painel, Peniche também falou sobre os impactos positivos que o programa vem promovendo no campo, desde sua implementação. “Desde 2020, o Programa Territórios Sustentáveis tem obtido importantes avanços, com um alcance que já ultrapassa mais de 6 mil agricultores beneficiados, e agora estamos injetando cada vez mais recursos para o fortalecimento da governança, do ordenamento territorial e do incentivo à produção sustentável”, finalizou.
O painel também foi composto pela analista ambiental da Semas, Cinthia Coelho; o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Bruno Giovany, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovani Queiroz; o coordenador da Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), René Poccard.
Texto: Vitor Hugo Ribeiro/ Ascom Semas