Semas destaca o Plano de Bioeconomia do Pará durante congresso nacional, em Brasília

20/05/2025 14h20 Por ASCOM

Semas destaca o Plano de Bioeconomia do Pará durante congresso nacional, em Brasília

Em maio, Brasília foi o cenário do 1º congresso do Conselho Nacional Secretários de Planejamento (Conseplan), que reuniu especialistas e representantes de diversas instituições para discutir temas relevantes sobre planejamento estratégico e políticas públicas. A secretaria adjunta de Bioeconomia da Semas teve a oportunidade de apresentar o artigo intitulado “Plano Estadual de Bioeconomia como instrumento estratégico orientado para a promoção da transição econômica estadual“, de autoria dos técnicos Beatriz Barbosa e Marcel Assis, juntamente com Rafael Martins, técnico da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).


O artigo enfatiza o pioneirismo do Estado do Pará na criação do Plano de Bioeconomia (Planbio), destacando sua interligação com o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e com importantes instrumentos de planejamento e orçamento, como o Plano Plurianual Estadual (PPA 2024-2027), a lei de diretrizes orçamentarias e a lei orçamentária anual.


Durante o evento, foram apresentados resultados significativos obtidos nos primeiros anos de implementação do PlanBio, com especial enfoque nos projetos InovaSociobio e Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia. Essas iniciativas têm o propósito de estimular a inovação e o desenvolvimento sustentável na região, abordando de forma eficaz as necessidades econômicas e ambientais do Estado.

Beatriz Barbosa, representante da Semas no evento, compartilhou a honra em falar sobre algumas políticas públicas da secretaria em um congresso de âmbito nacional e apresentar o artigo. “A construção do PlanBio foi um processo participativo e pioneiro do Brasil. O artigo demonstra o seu planejamento participativo e alinhamento com instrumentos estratégicos do Estado. A participação no evento evidência o compromisso da Semas e do Governo do Pará em fortalecer práticas corretas de planejamento e melhoria de políticas públicas”, disse.

O congresso também proporcionou um espaço para debates enriquecedores, intercâmbio de experiência e disseminação de boas práticas relacionadas ao planejamento estratégico, orçamento público e monitoramento de políticas públicas.

Texto: Sarah Santos/ Ascom Semas

Veja Também