Governo do Pará e EY assinam acordo para espaço de negócios sustentáveis na COP30

O protocolo significa mais um compromisso firmado entre o Estado e empresas internacionais privadas com a finalidade de colaborar com a implementação do crescimento sustentável na região e da valorização dos povos tradicionais.

20/12/2024 13h44 | Atualizado em 20/12/2024 13h44 Por ASCOM

Governo do Pará e EY assinam acordo para espaço de negócios sustentáveis na COP30

Nesta quinta-feira, 19, o governo do Pará assinou um protocolo de intenções para a criação de um espaço de negócios sustentáveis com uma das principais consultorias e auditorias do mundo, a  Ernst & Young (EY).

O acordo prevê a revitalização da área em que se localiza o antigo prédio da ParáTur (Praça Waldemar Henrique s/n°), em frente ao Porto Futuro 2, no Reduto, em Belém.

O espaço será recriado como EY Business Nature House, ponto de encontro do setor privado com o setor público e a sociedade civil no ano de 2025, até a COP30, a principal conferência mundial sobre mudanças climáticas.

No ato da assinatura, o governador do Pará Helder Barbalho expressou satisfação em firmar mais um acordo importante na capital.
“O acordo assinado hoje representa avanço na bioeconomia do Estado, que segue buscando intensificar as ações para um desenvolvimento social e economia sustentável”, declarou o chefe do Executivo Estadual.

Após a Conferência, o local passará a sediar a Secretaria Estadual de Povos Indígenas. A secretária estadual dos povos indígenas do Pará, Puyr Tembé, comemora a conquista. “Será um momento histórico, de mais uma grande conquista para os povos indígenas aqui do estado do Pará, para que tenhamos um espaço apropriado com identidade própria, não só para os servidores, mas para receber os parentes, para eles também comercializarem os seus artesanatos. Será uma grande oportunidade também para fomentar a bioeconomia sustentável dos povos originários. E também para que possamos debater e criar mais políticas públicas para todos eles, com mais articulações e ações, por meio do governo do Estado”, enfatizou.

“O espaço de negócios sustentáveis que estamos criando, em parceria com a EY, reflete o compromisso do governo do Pará com o desenvolvimento de uma economia verde e inclusiva. Ao integrar soluções inovadoras com a preservação ambiental, estaremos não apenas promovendo a sustentabilidade, mas também estimulando a criação de oportunidades para o nosso povo e para as futuras gerações”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio, que também esteve presente na assinatura do acordo.

O protocolo significa mais um compromisso firmado entre o Estado e empresas internacionais privadas com a finalidade de colaborar com a implementação do crescimento sustentável na região.

“O objetivo é envolver clientes e organismos multilaterais na busca por soluções baseadas em recursos naturais para criar desenvolvimento sustentável e impacto social positivo na transição para uma economia de baixo carbono”, afirma Ricardo Assumpção, líder de Sustentabilidade e Chief Sustainability Officer (CSO) da EY para a América Latina, que assinou o documento com o governador Helder Barbalho.

A EY está em mais de 150 países com seus serviços de auditoria, consultoria, estratégia, impostos e transações. Ajuda, com dados e tecnologia como viabilizadores, a criar valor no longo prazo para clientes, pessoas e sociedade, e a gerar confiança nos mercados de capitais.

Texto: Jamille Leão / Ascom Semas

Veja Também