17/12/2024 12h49 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou da primeira reunião presencial da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT Educa) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília. O encontro teve como objetivo fortalecer a educação ambiental no Brasil por meio da discussão de políticas públicas e do fomento a parcerias entre estados e o governo federal.
A reunião contou com representantes das secretarias estaduais de meio ambiente de todos os estados brasileiros.
Representando a Semas, a coordenadora de Educação Ambiental, Andreia Monteiro, apresentou os projetos e ações realizados no Pará. Para Andreia, a criação da CT Educa pela Abema, em 2023, marcou um avanço significativo para a articulação entre os estados. “Ao longo de 2024, realizamos reuniões virtuais que culminaram neste encontro presencial, onde podemos apresentar nossas iniciativas e promover a troca de vivências e experiências, fortalecendo a educação ambiental no país”, destacou.
Entre as iniciativas do Pará apresentadas, destacam-se os trabalhos realizados nas Usinas da Paz, o fortalecimento da educação ambiental municipal e as ações voltadas à gestão territorial em comunidades quilombolas e comunidades com Acordos de Pesca homologados. Também foi ressaltada a atuação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará (CIEA/PA), oficializada pelo Decreto nº 4.272, publicado em 22 de outubro de 2024.
No primeiro dia do evento, Isis Akemi Morimoto, do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), reforçou a importância da articulação entre os estados e o governo federal, destacando o uso de protocolos de intenções como ferramentas para consolidar parcerias.
As atividades do segundo dia foram dedicadas à definição do calendário de reuniões para 2025, ao planejamento estratégico para os próximos anos e a uma roda de conversa sobre ações integradas. O encerramento consolidou os compromissos assumidos, reforçando o papel da Semas como articuladora das políticas de educação ambiental no Pará e no Brasil.
O secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou a importância da atuação do Pará no fortalecimento da educação ambiental no Brasil. “Participar dessas discussões é fundamental para que possamos alinhar nossos esforços com os de outros estados e com o governo federal. Nosso objetivo é que a educação ambiental seja um instrumento de resgate dos valores de existência das coisas, seja por meio de ações pragmáticas ou pelo despertar do sentido de coletividade. A crise ambiental é uma crise de sociedade, que não prioriza a coletividade nem valores de existência”, afirmou.
As discussões e resultados do encontro serão apresentadas na próxima reunião da Abema, prevista para fevereiro de 2025, em Curitiba (PR).