Evento foi realizado em atendimento às diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, garantindo a participação popular no processo
16/12/2024 12h56 | Atualizado em 17/12/2024 12h22 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu uma audiência pública nesta quinta-feira (12), em Curionópolis, como etapa do processo de licenciamento ambiental do Projeto Luanga, da mineradora Bravo Mineração LTDA. A audiência do projeto de extração de minério tipo oxidado (minério saprólito) e rocha fresca (minério sulfetado), para beneficiamento mineral no Complexo Máfico-Ultramáfico Estratiforme Luanga contou com a participação 1.303 pessoas, sendo 503 presencial e 800 online.
O evento foi realizado em atendimento às diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, garantindo a participação popular no processo. No encontro, representantes da Bravo Mineração LTDA fizeram uma breve apresentação sobre a concepção do projeto, seguida da apresentação dos resultados dos estudos de viabilidade ambiental e locacional (EIA/Rima). Após esse momento inicial, foram abertas as discussões com mediação da Semas.
O diretor de licenciamento ambiental da Semas, Marcelo Moreno, destacou a ampla participação popular na audiência pública, com várias sugestões feitas pelos moradores da região próxima onde o empreendimento será implementado.
“Nós tivemos essa audiência pública aqui no município de Curionópolis e eu até quero frisar que nós fomos muito bem recebidos. A receptividade aqui foi excelente com a equipe da SEMAS, nós estivemos presente junto com o vice-prefeito, que nos ajudou a conduzir a audiência pública. No mais, a audiência pública foi extensa, onde pudemos debater sobre o assunto, houve uma grande intervenção da comunidade daqui de Curionópolis, onde elas puderam contribuir muito com as suas falas de forma escrita ou de forma oral”, disse o diretor da Semas.
Marcelo Moreno frisou que todas as contribuições que foram feitas durante a audiência pública serão levadas em consideração durante o processo de licenciamento do Projeto Luanga. “THouveram muitas intervenções cobrando, principalmente, o compromisso da empresa para com a economia local, e isso vai ser levado em consideração dentro do processo de licenciamento. Lógico, o processo continua, isso aqui é apenas uma audiência que faz parte do rito do processo de licenciamento ambiental, nós ainda temos o fechamento do parecer técnico, o encaminhamento do processo para o COEMA, para que, posteriormente, possa vir a culminar com o documento final que é a licença prévia pleiteada pela empresa”, afirma.
Moradora há 43 anos do município, Edilei Lopes, eleita vereadora de Curionópolis em 2024, parabenizou tanto a Semas, quanto a empresa responsável pelo empreendimento pela realização da audiência pública.
“Esse evento está de parabéns, por estar aqui, junto com a comunidade, para esclarecer, tirar as dúvidas da importância do projeto no nosso município. Vejo que vai vir muitos benefícios, empregos, desenvolvimento pro comércio local, enfim, será de muita importância para a nossa comunidade”, destaca a vereadora eleita.
Otávio Monteiro, diretor da Bravo Mineração LTDA, ressaltou a importância da audiência pública, como um espaço de diálogo entre a empresa e a sociedade local de Curionópolis. “Nós aqui tivemos a oportunidade de mostrar quem somos e quais os planos para o projeto até a sua completa implantação e início de produção. Destacando, principalmente, a geração de empregos, que é a grande expectativa da comunidade. Então, a Bravo se sente com o sentimento de dever cumprido. O que nós assumirmos, iremos cumprir, porque esse é um compromisso com a comunidade de Curionópolis”, disse.
Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas