Semas realiza curso de Agentes Ambientais para moradores do bairro da Cabanagem, em Belém

25/11/2024 15h45 | Atualizado em 25/11/2024 15h49 Por ASCOM

Semas realiza curso de Agentes Ambientais para moradores do bairro da Cabanagem, em Belém

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nos dias 11 a 14 de novembro, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), realizou um curso de Agentes Ambientais para moradores do entorno da Usina da Paz, no bairro da Cabanagem. Com 21 participantes, a capacitação teve como objetivo qualificar e formar novos agentes de educação ambiental, com certificação para atuarem diretamente em suas comunidades.

 

Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à legislação ambiental, mudanças climáticas, conferências ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também foram abordados problemas como resíduos sólidos, aquecimento global, poluição sonora e hídrica, para aumentar a conscientização e a capacidade de intervenção dos agentes em benefício da sustentabilidade.

Walter Soares, técnico em meio ambiente e geógrafo da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, destaca a importância do curso, que faz parte do Eixo 6 do Programa TerPaz, voltado para o meio ambiente e a sustentabilidade, e também se alinha com o Eixo 1, de qualificação profissional.

“O Agente Ambiental é uma pessoa comprometida com a conservação e preservação do meio ambiente, com o diferencial de possuir uma formação que fortalece sua atuação e seu currículo em um cenário onde as questões ecológicas e ambientais ganham cada vez mais relevância”, explicou Soares.

A ação incluiu atividades teóricas e práticas, além da divisão dos participantes em grupos para apresentarem propostas de diminuição dos impactos ambientais, com soluções para temas como resíduos sólidos, recursos hídricos, mudanças climáticas e poluição sonora.

Thayna Domiense, uma das alunas do curso, afirma que a iniciativa enriquece a comunidade na questão do conhecimento em educação ambiental.

“Com esse curso, somos capazes de alcançar um movimento macro, levando as informações adquiridas para nossa comunidade, amigos, familiares e buscando atingir outras pessoas através de nós mesmos como agentes de transformação. Assim, poderemos fazer com que essas pessoas também se tornem agentes de mudança para o meio ambiente e para nossa comunidade”, comenta Thayna.

Ruth Araújo, outra participante da ação, agradece à Semas pela iniciativa.
Foi excelente. Aprendi coisas que eu nem imaginava, com professores maravilhosos. Só tenho a agradecer por essa oportunidade. Como dona de casa, sempre busco aprender mais e me envolver nesses assuntos, e foi muito enriquecedor. Com meus 60 anos, considero esse aprendizado uma bênção, porque agora posso discutir e compartilhar esse conhecimento sobre meio ambiente com outras pessoas. É um tema que, com certeza, vai ficar na minha agenda de conhecimento”, disse.

Veja Também