Semas realiza o 4° Seminário Estadual de Segurança de Barragens

Realizado em formato remoto, na manhã do dia 19 de novembro

22/11/2024 14h23 | Atualizado em 22/11/2024 16h41 Por ASCOM

Semas realiza o 4° Seminário Estadual de Segurança de Barragens

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou o 4º Seminário Estadual de Segurança de Barragens, na última terça-feira (19), promovido de forma online. O seminário abordou diversas questões referentes à Política Nacional de Segurança de Barragem, entre elas o cadastro e classificação de acumulação de água e ações de fiscalização de segurança em campo.

Estiveram como palestrantes no evento representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), da Defesa Civil do Município de Parauapebas/PA, representantes da Hydro e Técnicos da Semas/PA.

“Foram apresentados vários temas, incluindo cadastro de barragem, classificação de barragem, plano de atendimento de emergência, plano de contingência de proteção e defesa civil, além de informações sobre estudo de dam breaking e planos de ação de emergência em barragens”, destacou a diretora de Recursos Hídricos da Semas, Luciene Chaves.

O evento também apresentou uma palestra sobre segurança de barragens considerando os aspectos legais e as práticas aplicadas em uma empresa de mineração. A Agência Nacional de Água apresentou sobre o panorama da segurança de barragens no Brasil, indicando a situação atual e mostrando as perspectivas dessa área com dados atualizados.

Luciene também enfatiza que foi apresentado o relatório estadual de segurança de barragens, o RESB 2023, um documento que faz a consolidação das informações referentes às atividades realizadas pela Semas ao longo do ano de 2023.

“E a equipe de fiscalização apresentou informações sobre as ações de fiscalização que estão sendo feitas para a segurança de barragens, sendo realizadas em campo, mostrando seus procedimentos, mostrando o quantitativo de barragens fiscalizadas e apresentando as anomalias que são encontradas em campo e todo o procedimento que é realizado pela área de fiscalização”, finaliza Luciene

Texto: Vinicius Silva/ Ascom Semas

Veja Também