01/11/2024 08h56 | Atualizado em 01/11/2024 11h16 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), órgão gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos, realizou uma capacitação no dia 18 de outubro, da 1ª Oficina Regional do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim, com o tema: Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos (DIREH).
O Secretário de Meio Ambiente do município de Marapanim, Claudio Pinheiro, destacou que a comunidade do Arsênio sediou um grande evento, ele expressou o orgulho e a gratidão da equipe da Secretaria de Meio Ambiente pela participação desta atividade, ressaltando a dedicação de seus membros.
“Além disso, enfatizo que o evento é uma contribuição importante para a discussão da gestão de recursos hídricos, a importante parceria entre a Sema e a Semas, que contribui para o fortalecimento institucional entre ambas, com isso, o município de Marapanim se beneficia significativamente dessa atividade”, afirmou.
A programação do evento contou com as palestras: “CBH: o que é e o que faz?” e “Introdução à Gestão de Conflitos”, ministradas pelas técnicas em Gestão de Meio Ambiente da Semas, Andreza Mello e Brenda Cirilo. Durante as palestras, houve várias contribuições da plateia.
Segundo Diego Crispim, Técnico em Gestão de Meio Ambiente da Semas, é gratificante ver tantas pessoas engajadas na discussão sobre gestão de recursos hídricos. Além disso, o técnico destacou que teve uma experiência ímpar na comunidade rural. “Essa experiência não só me reenergizar, mas também reafirmar meu compromisso como educador. Espero que, assim como eu, todos levem essa mensagem adiante e se tornem defensoras do nosso planeta”, finaliza.
O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos participantes da 1ª Oficina do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim. Esse momento foi marcado pela satisfação e gratidão dos presentes, que puderam refletir sobre o aprendizado adquirido durante as atividades. A entrega dos certificados simboliza não apenas a conclusão da oficina, mas também o compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Texto: Vinicius Silva / Ascom Semas