Semas promove audiência pública sobre o Projeto Ferro Sul, em Parauapebas

27/10/2024 14h20 | Atualizado em 28/10/2024 10h37 Por ASCOM

Semas promove audiência pública sobre o Projeto Ferro Sul, em Parauapebas

Evento debateu potenciais impactos ambientais da mineração de ferro nos municípios de Parauapebas e Curionópolis

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) conduziu audiência pública no município de Parauapebas para debater o Projeto Ferro Sul, da empresa Ligga S.A. A iniciativa, realizada no último dia 17, debateu os potenciais impactos ambientais da extração e beneficiamento de minério de ferro nos municípios de Parauapebas e Curionópolis.

A audiência faz parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento e seguiu as diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, que prevê a participação popular nas decisões ambientais. O objetivo principal do encontro foi apresentar à comunidade o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto, fomentando o debate e o esclarecimento de dúvidas sobre os possíveis impactos ao meio ambiente e à sociedade local.

Marcelo Moreno, diretor de Licenciamento Ambiental da Semas, destacou a ampla participação da sociedade, ressaltando o papel da secretaria na condução e o próximo passo no processo de licenciamento do projeto. “Na audiência, foram expostas as questões vinculadas ao projeto de engenharia e aos estudos ambientais que foram feitos dentro do contexto do licenciamento ambiental, visto que o estudo era o EIA/RIMA. Conduzimos a audiência pública com a participação de 400 pessoas, aproximadamente. Escutamos as manifestações da sociedade e daqui para frente, procederemos a análise, ajustes e inclusões do debate aqui realizado. A análise técnica do processo continua em curso no procedimento de licenciamento ambiental”

Ricardo Abramoff, Diretor de Operações da Ligga S.A., elogiou a organização da audiência pública e a condução feita pela Semas. “A audiência pública foi muito bem conduzida pelo pessoal da Semas. Tivemos a presença significativa de pessoas de Parauapebas e Curionópolis. Houve um debate muito saudável, onde as pessoas das comunidades tiveram as oportunidades de colocar as suas preocupações e nós, como empreendedores, e também tivemos a oportunidade de colocar as nossas.”

 

 

 

 

 

 

Veja Também