Ao todo, moradores e servidores de mais de 15 municípios participaram das capacitações no mês de setembro
27/09/2024 15h16 | Atualizado em 27/09/2024 15h55 Por ASCOM
No mês de setembro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizou capacitações em educação ambiental para moradores e servidores municipais das secretarias de meio ambiente dos municípios das regiões de Altamira e Redenção, bem como, de Igarapé-Açu e Concórdia do Pará. Ao todo, foram atendidas 107 pessoas, nas quais puderam aprender práticas de reutilização de materiais sólidos e líquidos, além de enfatizar a relevância do descarte adequado desses materiais, com o objetivo de preservar o meio ambiente.
Entre as atividades realizadas, por meio dos Curso de Agentes Ambientais, Oficinas de Ecobijuteria e produção de sabão em barra e líquido, e palestras, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas ensina formas de reaproveitamento de materiais que, normalmente, seriam descartados. Também foram discutidos a Agenda 2030, o Pará no cenário da COP 30 e os impactos gerados pela mudança climática. Ao final das capacitações, os participantes apresentaram planos de ações para seus municípios e comunidades.
“Levar educação ambiental para as regiões de integração do nosso estado faz parte da nossa política principal nessa questão, que é promover a conscientização por meio de práticas de reaproveitamento de resíduos. Tanto nas regiões de Redenção e Altamira, tivemos uma grande participação de servidores municipais e moradores dos municípios vizinhos, o que mostra o grande apelo que a educação ambiental detém atualmente. A educação ambiental é parte essencial para uma eficaz gestão do meio ambiente no Pará, logo, vamos seguir ampliando ainda mais as capacitações em todo o Estado”, comentou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
A gestora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Cumaru do Norte, Antonia Paços, que participou da capacitação no município de Redenção, destacou a importância de participar da capacitação promovida pela Semas. “Agradeço aos colegas por compartilhar conosco conhecimento, experiências, sugestões e ideias inovadoras para trabalharmos o fortalecimento da educação Ambiental em nossos municípios. Afinal, não podemos salvar o planeta, mas podemos fazer ações diariamente que fazem muita diferença para melhorar nosso planeta”, disse.
A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira, Silmara Bento, explicou que essa é uma oportunidade de levar para a comunidade local e demais servidores municipais as atividades desenvolvidas durante a capacitação em educação ambiental. “Essas atividades vão contribuir com o meio ambiente, para que a gente possa manter o nosso meio ambiente sustentável, mostrar para a população da nossa região a importância de conservar”, celebrou a servidora municipal.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Concórdia do Pará, Bernadete dos Santos, que participou da oficina de produção de sabão líquido, destacou a grande importância de ter acesso às práticas de reutilização de resíduos como óleo de cozinha, fazendo com que esse material ganhe uma nova utilidade, evitando o descarte irregular do mesmo.
“Esse curso serviu para nós aprendermos como fazer sabão reutilizando o óleo, que a gente acaba desperdiçando após usar para fritar comida. Então, foi um aprendizado muito bom com nossos técnicos aqui do curso e agora a gente sabe como reutilizar esse resíduo líquido. O óleo, para a gente não polua a água, podemos reutilizar para muita coisa, um aprendizado muito bom”, contou a presidente do sindicato.
Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas