Ao todo, 10 empreendedores da bioeconomia apoiados pelas Semas puderam expor seus produtos para os visitantes da feira
24/08/2024 12h23 | Atualizado em 26/08/2024 15h38 Por ASCOM
Iniciou na última sexta-feira, 23, a 12ª edição da Feira Internacional do Turismo na Amazônia (FITA), no município de Santarém, e durante os 3 dias de evento, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) apresenta soluções de bioeconomia que estão sendo impulsionadas pelo Governo do Estado com o Plano Estadual de Bioeconomia do Pará, bem como, como ela está sendo utilizada para alavancar o turismo do estado.Foto: Daniel Lima – Ascom Semas
O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, que participou da cerimônia de abertura oficial do evento, destacou o apoio dado pelo Governo do Pará aos bionegócios, ao acolher os empreendedores locais, a agricultura familiar, e todos aqueles que buscam empreender com soluções baseadas na natureza e na floresta.
“Nós estamos aqui em Santarém visitando bionegócios ou negócios de turismo de base comunitárias, e também, estamos aqui na Feira Internacional do Turismo da Amazônia, fazendo a curadoria de 10 empreendedores do Pará, sendo alguns desses de Abaetetuba, da ilha de Cotijuba, Brasil Novo e dentre outros. Estamos aqui para apoiar e para dizer que o plano de bioeconomia acolhe os empreendedores, acolhe a agricultura familiar, acolhe aqueles que querem empreender, empreender com soluções baseadas na natureza, com nossos ingredientes da floresta. É assim que nós vamos fazer a transformação socioeconômica do Estado do Pará com o nosso plano de bioeconomia”, afirma o secretário.
Para Verônica Preuss, uma das expositoras apoiadas pela Semas e proprietária da Kakao Blumenn, ao verticalizar os produtos comercializados, a produção busca aproveitar todas as etapas que vão da árvore até a barra do chocolate. “Temos só a agradecer à Semas por trazer essa oportunidade de a gente poder mostrar os nossos produtos aqui no Festival Internacional do Turismo, porque também, assim como os nossos produtos, a Cacau Blooming também faz parte da rota turística do cacao chocolate na transamazônica”, disse a expositora.
Outra expositora presente na feira, Jiovana Luneli, da empresa Cacau Xingu, de Brasil Novo, destaca que além da verticalização dos produtos a base de cacau, mas também há diversas possibilidades de usar outros componentes da floresta, como a castanha do Pará, o cumaru, o babaçu e o cupuaçu, abraçando de forma concreta o conceito de sustentabilidade.
“Estar aqui nessa feira é uma excelente oportunidade, recebendo todo esse apoio para estar aqui apresentando para o povo de Santarém, para os demais visitantes, os produtos da bioeconomia. Hoje, a bioeconomia e os bionegócios, eu acho que é a saída para a agricultura familiar, os pequenos produtores, e são produtos limpos, saudáveis, que estão recebendo esse apoio, que para nós é fundamental estar aqui nesse evento maravilhoso”, aponta a empreendedora.
Turismo e bioeconomia – No painel “Empreendedorismo, Turismo e Bioeconomia” foi apresentado pela equipe da Semas as ações do Estado voltadas a redução do desmatamento, por meio da bioeconomia, uma cadeia prioritária do PlanBio. O painel teve como alicerce central o Plano Estadual de Bioeconomia, que tem 6 ações previstas para o desenvolvimento do Turismo no Estado e visa o turismo como uma das cadeias prioritárias do Plano.
“Foi um momento de debate, entre academia, profissionais e empreendedores da área do turismo e bioeconomia, poderem relatar suas expectativas e anseios frente ao PlanBio, mercado e turismo no Pará. No painel, também proporcionamos um momento de relato de experiência, dos empreendedores que a Semas trouxe para a feira da bioeconomia, com o objetivo de que eles pudessem descrever e trocar suas experiências com bioeconomia e turismo. Foi um momento importante para a FITA e para a SEMAS, por reforçar o compromisso do desenvolvimento baseado na bioeconomia e inovação ambiental no Estado”, contou o turismólogo e técnico da Gerência de Bioeconomia da Semas, Marcel Assis.
Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas