Semas valida 215 Cadastros Ambientais Rurais em mutirão em Itaituba

Durante o mutirão, foram alcançados 372 imóveis, beneficiando diretamente 257 homens e 115 mulheres, representando mais de 58,7 mil hectares de área em imóveis rurais atendidos

23/08/2024 20h47 | Atualizado em 26/08/2024 13h24 Por ASCOM

Semas valida 215 Cadastros Ambientais Rurais em mutirão em Itaituba

Nesta sexta-feira, 23, durante um mutirão de regularização ambiental no município de Itaituba, sudoeste paraense, foram validados 215 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Foto: Ascom Semas

Realizada no âmbito do programa Regulariza Pará, contando com a parceria do Projeto Floresta + Amazônia e do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), a ação promoveu um mutirão de atendimentos para produtores. A ação faz parte de um trabalho contínuo na Região de Integração da Transamazônica Tapajós.

Foto: Ascom Semas

Durante o mutirão, foram alcançados 372 imóveis, beneficiando diretamente 257 homens e 115 mulheres, representando mais de 58,7 mil hectares de área em imóveis rurais atendidos, gerando a validação de 215 CARs, o equivalente a 17,3 mil hectares em áreas regularizadas no Estado do Pará.

Foto: Ascom Semas

A iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba, da Secretaria de Agricultura do município e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Durante a semana de atividades, foram resolvidas pendências relacionadas às notificações emitidas no SICAR/PA, retificações de imóveis, validações de CAR e adesões ao Projeto Floresta + Amazônia.

“A ação demonstrou alta efetividade, uma vez que a presença direta junto aos produtores facilitou orientações e encaminhamentos necessários para a validação dos imóveis. Esse avanço na regularização ambiental reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social das comunidades atendidas, além de proporcionar acesso a políticas públicas como crédito rural, Pronaf, Plano Safra e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O CAR é a porta de entrada para esses benefícios”, explica Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto da Semas.

Veja Também