Em Fórum no Paraná, Estado destaca Plano de Capacitação em Recursos Hídricos

No evento, gestores da Semas participaram de debates sobre estratégias para preservação, uso sustentável e gestão eficiente dos recursos hídricos

11/08/2024 20h01 | Atualizado em 12/08/2024 12h33 Por ASCOM

Em Fórum no Paraná, Estado destaca Plano de Capacitação em Recursos Hídricos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) encerrou sua participação no 1º Fórum Brasil das Águas, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, na última sexta-feira (09). O objetivo do Fórum foi fortalecer os sistemas estaduais de recursos hídricos, promovendo a cooperação, inclusão, capacitação e troca de experiências entre os gestores responsáveis pela administração das águas no Brasil.

O Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos é um exemplo de eficiência para outros estados

O Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos é um exemplo de eficiência para outros estados. Foto: Ascom Ideflor-Bio

A coordenadora de Recursos Hídricos da Semas, Verônica Bittencourt, destacou que o evento foi grandioso em troca de experiências. “É uma reunião muito importante, em que o Estado do Pará se fez presente na discussão da gestão de recursos hídricos com todos os outros órgãos do Brasil, em especial a apresentação do trabalho do Pará com a metodologia desenvolvida pela equipe da Diretoria de Recursos Hídricos para o Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos (2024-2027). Graças a essa construção, fomos um dos dez estados do País selecionados para apresentar experiências exitosas”, informou Verônica Bittencourt.

O evento permitiu divulgar informações relevantes para muitos estados, que ainda têm dificuldade de utilizar os recursos do Progestão (Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas) para viabilizar os cursos de capacitação e educação ambiental em recursos hídricos.

“O Estado do Pará saiu à frente com a elaboração da metodologia participativa para planos de capacitação e recursos hídricos. Mas além dessa programação, nós participamos da reunião do Grupo Técnico Agenda Azul da Amazônia Legal (GTAA), com a elaboração do nosso regimento interno, onde estavam presentes todos os estados da Amazônia Legal brasileira”, informou a coordenadora.

Seminário – Paralelamente, ocorreu o 2º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Recursos Hídricos, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com a presença de representantes de todos os estados, que dialogaram sobre procedimentos, sistemas e normas de regulação, além da adoção de bases de dados comuns para a gestão de recursos hídricos.

A diretora de Recursos Hídricos da Semas, Luciene Chaves destacou que no Pará houve avanços nas discussões, reafirmando que o evento foi importante para atualização de aprendizado e troca de conhecimentos sobre a Lei de Recursos Hídricos.

“Este evento foi uma oportunidade ímpar para dialogarmos sobre procedimentos, sistemas e normas de regulação, bem como para conhecermos as experiências de outros estados. A participação neste seminário nos permitiu trocar experiências e aprender com os exemplos positivos de outros estados, conhecer o que outros estados vêm desenvolvendo, e podermos identificar boas práticas e adaptá-las à nossa realidade”, acrescentou a diretora.

O evento foi promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), com apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), de 5 a 9 de agosto, e reuniu representantes de diversas instituições envolvidas com a temática dos recursos hídricos.

“A gestão de recursos hídricos deve ser descentralizada e participativa, porque é feita por bacias hidrográficas. Portanto, nessa troca de experiências com estados são apresentados projetos que vêm tendo êxito em desburocratizar o sistema, ampliando a participação social, e isso é fundamental para os avanços na gestão de recursos hídricos”, disse Luciene Chaves.

Texto: Vinícius Silva – Ascom/Semas

Veja Também