Arborização quer contribuir para um ambiente ainda mais acolhedor para a prática de passeios e lazer ao ar livre, ampliando a massa verde no Parque
09/08/2024 09h27 | Atualizado em 09/08/2024 15h06 Por ASCOM
Um acordo será celebrado em breve entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), e permitirá, entre outros pontos, a logística do transplante de pelo menos 20 árvores de uma área militar conhecida como “Clube T1”, em Belém, para o Parque da Cidade, anfitrião da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), no próximo ano.
Representantes da Semas e do Comara se reuniram na sede do órgão militar em Belém, na quarta-feira (7), para discutir detalhes da colaboração e projetos conjuntos, incluindo o auxílio do Comara com treinamentos para licenciamento aeroportuário, além de ações de educação ambiental e destinação de resíduos entre as duas instituições.
“A ideia é que a gente possa fazer treinamentos, proporcionando trocas de experiências e de conhecimentos entre as duas instituições, incluindo temas como normas ambientais vigentes, descarbonização no setor aéreo, licenciamento aeroportuário, educação ambiental, tendo como um dos focos a Escola Tenente Rêgo Barros e até mesmo a equipe do Comara, para auxiliá-los com orientações sobre a destinação de resíduos”, explica o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
“Além disso, estamos licenciando a obra da base aérea de Belém, que será fundamental para a COP 30. No caso das árvores, o Comara nos ajudará com a logística do transporte para que possa ser feito o transplante para a área do Parque da Cidade. As árvores em questão, evidentemente, passaram por um processo de avaliação e concluiu-se que elas de fato precisam ser transferidas para outra área para que possam sobreviver”, destacou Rodolpho Zahluth.
Durante o encontro, técnicos da Semas apresentaram a estrutura e as atividades da Diretoria de Licenciamento Ambiental, que coordena as principais autorizações para obras de infraestrutura no estado.
O coronel Aviador Tiago Cortat de Melo destacou a importância dessa parceria: “Todos os chefes de Estado, por questões de segurança, desembarcam em áreas militares. Portanto, com a COP 30, nossa responsabilidade aumenta. A parceria com a Semas é crucial para nossos projetos de expansão e demonstra nosso compromisso com iniciativas ambientais”, disse.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Semas e Comara deve ser finalizado até o final de agosto. Além dos representantes da área de licenciamento ambiental, também participaram da reunião servidores da área de Educação Ambiental da Semas.