Semas realiza capacitação sobre educação ambiental em Muaná, no Arquipélago do Marajó

A educação ambiental é indispensável para a eficaz gestão do meio ambiente no Pará, por possibilitar a destinação correta de resíduos, geração de renda, além de propiciar benefícios sociais e proteção ambiental

03/08/2024 09h47 | Atualizado em 05/08/2024 13h08 Por ASCOM

Semas realiza capacitação sobre educação ambiental em Muaná, no Arquipélago do Marajó

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade encerrou um curso de Capacitação em Educação Ambiental no município de Muaná, no Marajó, que teve como foco a legislação ambiental, mudanças climáticas, COP 30 e também abriu a discussão sobre os problemas e impactos ambientais que ocorrem nas comunidades participantes e na sede do município. As atividades foram realizadas por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM).

A bióloga Fernanda Cunha, integrante da equipe da Semas que ministra a capacitação, informou que os participantes desenvolveram planos de ação para aplicação nas escolas municipais. “Os participantes discutiram os problemas e impactos ambientais que ocorrem nas suas comunidades e na sede do município. A partir daí, desenvolveram planos de ação por meio de recursos pedagógicos, para serem realizados com seus alunos nas escolas. A previsão é que tenhamos ainda mais participantes, principalmente das secretarias municipais”, explicou.

A educação ambiental é considerada pela Semas indispensável para a eficaz gestão do meio ambiente no Pará, por possibilitar a destinação correta de resíduos, geração de renda, além de propiciar benefícios sociais e proteção ambiental. Em 2024, a Coordenadoria de Educação Ambiental da instituição realizou, durante as programações da Campanha Junho Verde nas Usinas da Paz, experimentos científicos para entender, na prática, a conservação da natureza. Foram 15 atividades em Belém e interior do estado, contando com a participação de 771 pessoas.

Daniel Santos, da Escola Tenente Turiano Silva, da comunidade Alto Rio Atuá, agradeceu à Semas por essa capacitação tão importante. “Foi muito útil para a comunidade, porque ainda não havíamos tido uma capacitação com muitas informações, o que nos trouxe a possibilidade de ser repassado esse conhecimento para as famílias locais, sendo tão necessário atualmente, já que é preciso trabalhar pensando não só na atualidade, mas também nas gerações futuras, que precisarão dessa contribuição dos dias de hoje”, disse.

A ação foi realizada no período de 30/07 a 01/08, com a participação de professores e gestores de escolas municipais de ensino fundamental, além de representantes das Secretarias de meio ambiente e educação do município.

A técnica da Secretaria de Educação de Muaná (Semec), Raissa Coelho, que coordena a equipe de professores de ciências da rede de ensino municipal, ressalta que, por conta da COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém, e por ser um assunto relevante para a sociedade, o objetivo é reforçar o tema meio ambiente e sustentabilidade nas escolas do município.

“A Capacitação em Educação Ambiental promovida pela Semas nos proporcionou nesses três dias uma reflexão sobre as diversas vertentes da educação ambiental, nos sensibilizando e agregando mais conhecimento, permitindo a ampliação das nossas possibilidades para a elaboração de projetos escolares, então estamos muito felizes por sermos a primeira rede de ensino a receber essa capacitação em educação ambiental voltada para gestores de escolas” finaliza.

Texto: Vinícius Silva/Ascom Semas

Veja Também