Equipe da Cetesb esteve em Belém conhecendo obras que vão transformar a infraestrutura da capital paraense, como a Avenida Liberdade, o Parque da Cidade e o Porto Futuro II
16/06/2024 17h54 | Atualizado em 18/06/2024 15h00 Por ASCOM
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu, nos dias 13 e 14 de junho, a visita do presidente da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), em Belém. Durante o intercâmbio, foram discutidos os termos do acordo de cooperação técnica entre Semas e Cetesb, em processo de renovação, além de visitas técnicas a diversos setores da Semas e a projetos de infraestrutura em andamento para a realização da COP 30, como Parque da Cidade e Porto Futuro II.
A visita faz parte das tratativas de renovação do acordo de cooperação técnica entre Semas e Cetesb que teve início em 2022, que prevê trocas de conhecimento em diversas áreas e capacitações de técnicos da Semas na escola superior da Cetesb, órgão ambiental mais antigo do Brasil e referência nacional na área de licenciamento ambiental. Estiveram em Belém Thomaz Toledo, presidente da Cetesb, e Roberto Stanchi, assessor da presidência e ex-coordenador nacional de licenciamento ambiental do Iphan.
A equipe da Cetesb conheceu vários setores da secretaria que funcionam na Casa Vicente, sede da Semas na Av. Magalhães Barata, como a Diretoria de Geotecnologias (Digeo), a Diretoria de Gestão Florestal e Agrossilvipastoril (DGFLOR), além das gerências da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA).
Durante a visita, a Semas apresentou o projeto da Avenida Liberdade ao presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki de Toledo. Na ocasião, foram destacadas as principais características e benefícios esperados com a via expressa, que visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém. Durante a conversa sobre a avenida, um dos principais assuntos abordados foi a passagem de fauna, devido ao know-how da Companhia neste tipo de estrutura que permite a travessia de animais, evitando o risco de atropelamento. A Avenida Liberdade terá 30 unidades de passagem de fauna em seu trajeto.
“É uma grande satisfação receber Thomaz e Roberto em Belém, representando a equipe da Cetesb, para tratar da renovação do acordo de cooperação técnica com a Semas. Foram dias bastante intensos, onde eles puderam visitar diversos setores da Semas e dialogar com nossos técnicos, em seguida levá-los para conhecer o Parque da Cidade e Porto Futuro II, dois dos principais palcos da COP, cujas obras estão em pleno andamento. Foram dois dias de intercâmbio técnico com espírito de colaboração federativa e amizade”, comenta Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.
Na apresentação do projeto da Avenida Liberdade ao presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki de Toledo, foram destacadas as principais características e benefícios esperados com a via expressa, que visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém.
“Estamos encerrando a nossa visita de dois dias. Esta é a segunda interação que estamos fazendo entre as duas instituições. Recebemos a equipe da Semas na Cetesb ainda neste ano, e agora estamos aqui fazendo a devolutiva e agradecendo a acolhida da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará. Belém está um verdadeiro canteiro de obras, e acompanhamos algumas delas. Tudo isso passa pelos nossos irmãos aqui do Pará, que cuidam do meio ambiente e fazem o licenciamento ambiental”, ressaltou Thomaz Miazaki.
Licenciamento – Além da apresentação dos projetos, foi discutida uma parceria entre a Cetesb e a Semas para a oferta de cursos de capacitação em diversas áreas, principalmente no licenciamento ambiental. A colaboração visa aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos na gestão ambiental no Pará, promovendo a troca de experiências entre os dois órgãos.
“Estamos em tratativas para a renovação do nosso acordo de cooperação, que inclui atividades de capacitação, transferência de conhecimento e também apoio em alguns serviços. Tudo isso foi detalhado em uma reunião técnica de trabalho. Nós também pudemos conhecer as obras que sediarão a COP ano que vem. Parabéns a todo o governo do Estado do Pará pelo trabalho que vem realizando”, completou o presidente da Cetesb.
Texto: Mário Gouveia – Ascom/Semas