14/06/2024 13h35 | Atualizado em 14/06/2024 13h38 Por ASCOM
Durante as programações da Campanha Junho Verde, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apresentam ao público experimentos científicos para entender, na prática, a importância da preservação do meio ambiente, jogos produzidos por meio da reutilização de materiais, com o intuito de conscientizar sobre a utilização sustentável dos recursos naturais. Até o momento, já foram realizadas 15 atividades em Belém e interior do estado, contando com a participação de 771 pessoas até esta quinta-feira (13).
As ações da campanha ‘Junho Verde’, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrem nas UsiPaz nos bairros do Jurunas, Cabanagem, Icuí-Guajará, Terra Firme e Guamá, e também estão abertas ao público no Porto Futuro, em Belém, com a Experiência Amazônica “O Pará Sustentável”, que funciona das 17h às 22h, todos os dias.
Na área de educação ambiental, já foram realizadas palestras nos municípios de Ourém e Paragominas, além de Feiras da Agricultura Familiar. As ações de educação ambiental, que são coordenadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas.
A gerente de programas e projetos de educação ambiental da Semas, Edira Vidal, explica que os momentos com crianças das escolas situadas no entorno das UsiPaz são oportunidades de sensibilização e conscientização desde cedo com a preservação do meio ambiente.
“Nós viemos trazer para essa turma de crianças um momento de sensibilização acerca da problemática que nós estamos vivendo, convivendo e trazer para a escola, trazer para dentro das usinas o conhecimento dessas crianças, falar de educação ambiental, sensibilizá-lo em relação à educação ambiental, a importância do que é cuidar do meio ambiente, cuidar de onde nós vivemos, a partir da escola, a partir de nossas casas, a partir dos nossos. Então, saber cuidar é muito importante”, disse.
A estudante da Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios, no bairro Icuí-Guajará, Amanda Melo, disse que se divertiu bastante com toda a programação proposta pela Semas, mas principalmente, entende a importância das boas práticas ambientais. “Eu achei mais legal essa brincadeira que foi usada com um material que foi descartado de jeito errado. Mas tem muitos jogos da memória, ainda nem fui nada pescar, mas eu estou gostando e está legal aqui. A gente está falando de meio ambiente, então, a maior importância é respeitar o meio ambiente”, falou a estudante.
Junho Verde – A coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, explica que junho contará com programações ao longo de todo o mês, tanto nas usinas da Região Metropolitana de Belém, quanto nas demais espalhadas por todo o território paraense.
“O mês de junho todo vai ser essa temática do saber cuidar, do melhorar, do conviver mais sustentável e equilibrado que a gente busca, e dentro da Semas e da coordenadoria de educação ambiental a gente busca isso, esse equilíbrio, de tentar da melhor forma possível trazer a comunidade para estar mostrando essas vivências, essas boas práticas. Todas as usinas do Estado receberão alguma programação, com a equipe da secretaria se encaminhando até as usinas no interior do estado. E aqui, a gente está hoje aqui no Icuí, mas estaremos no Icuí também, em Jurunas, e assim por diante”, destaca a coordenadora.
Monteiro salienta que o Junho Verde é uma oportunidade das pessoas apresentarem seus produtos que aprenderam a confeccionar nas oficinas de educação ambiental, como na Feira de Bioeconomia no Porto Futuro. “A gente oportunizou um espaço para essas mulheres exporem e venderem os produtos que elas aprenderam nas oficinas de educação ambiental que foram realizadas na usina. E aí a gente trabalha muito com essa pegada de empreendedorismo, empoderamento feminino, economia circular”, concluiu Andreia.
Serviço:
Container Experiência Amazônica
O Pará Sustentável. Política ambiental do Pará, Amazônia vista por meio de óculos de realidade virtual, torne-se fiscal ambiental por 1 dia e conteúdo sobre mudanças climáticas. Todos os dias, de 17h às 22h no Porto Futuro, em Belém.
Educação Ambiental
18/06 – oficina de ecobijuteria para alunos da escola EEEMPI Professor Francisco da Silva Nunes
Local: Avenida Médice II, 195, Marambaia.
18/06 – Oficina de sabão
Local: Instituo Clube do Verde, 9h
18 e 19/06 – Fórum de Educação Ambiental
Local: Município de Abaetetuba. 24/06 – UsiPaz Benguí. Turno: manhã. 24/06 – Usipaz Canaã dos Carajás. Turno: manhã
25/06 – Usipaz Canaã dos Carajás
Turno: manhã (Oficina de Sabão) e tarde (Oficina de Ecobijuteria)
26/06 – Usipaz Parauapebas (Oficina de Ecobijuteria)
Turno: tarde
27/06 – Usipaz Parauapebas
Turno: manhã
27/06 – Palestra em alusão ao dia mundial do meio ambiente: Mudanças Climáticas
Local: Parque da Cidade, em Belém.
28/06 – Usipaz Parauapebas (Oficina de Sabão)
Turno: manhã
Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas