Alunos do 1º ao 3 º ano do ensino médio da Escola Maria Socorro Oliveira Da Rocha, aproveitaram uma tarde de conscientização e inspiração
07/06/2024 13h58 | Atualizado em 10/06/2024 14h08 Por ASCOM
Servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) ministraram a Palestra alusiva a IV Semana do Meio Ambiente “Consciência Ambiental e Práticas Sustentáveis, inspiração para um futuro de qualidade”, de 05 a 06 de Junho, em Ourém. Com intuito de educar os estudantes da rede estadual de ensino, situando-os como agentes do meio ambiente, com a responsabilidade de ajudar na sua preservação. O evento teve a participação de 70 pessoas, incluindo alunos, servidores e demais parceiros convidados.
A palestra apresentou noções básicas do conceito de desenvolvimento sustentável debatendo temas como: “O que é Educação Ambiental (EA); “transformações para sociedades sustentáveis da Agenda 21 a Agenda 2030”; “O que é COP 30?”, “sobrecarga do planeta e práticas sustentáveis, boas práticas realizadas pela coordenadoria”.
A coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Andreia Monteiro, explica que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade do planeta e conversar com os alunos sobre as diversas temáticas ambientais é muito importante. “Essa visão interdisciplinar da educação ambiental contribui para que os alunos e a comunidade geral passem a ser agentes ativos e se tornem cidadãos que entendem e valorizam a natureza, conscientes sobre as suas responsabilidades e o seu papel na sociedade para a preservação dos recursos naturais”, informa.
Na oportunidade, os alunos do ensino médio assistiram a palestra realizada pela equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, voltadas para a importância da conservação e preservação ambiental para a vida nos dias atuais e também para as futuras gerações, contribuindo diretamente com a construção de elementos sustentáveis ao meio ambiente. Também foram abordados temas ambientais no âmbito da matriz curricular do Enem, o evento teve uma palestra sobre mamíferos aquáticos e uma apresentação teatral, ambiental, com foco em lendas amazônicas, mas mirando a preservação do peixe-boi, do golfinho e do boto.
O técnico da CEAM, Walter Soares relata que foram convocados focando no conceito de desenvolvimento sustentável, nas noções de sustentabilidade, na crise ecológica que vive o planeta, nos problemas ambientais. “Nós falamos da sustentabilidade e apresentamos uma série de práticas sustentáveis que nós realizamos na secretaria, destacando a questão da educação ambiental, que passou a ser disciplina também nas escolas da Seduc tanto no âmbito da educação ambiental formal quanto da educação ambiental não formal,” finaliza.
Texto: Vinícius Silva/ Ascom Semas