Cerca de 300 pessoas estiveram no local para se divertir com atrações culturais como o Arraial do Pavulagem e vivenciar a 'Experiência Amazônica - O Pará Sustentável'
06/06/2024 22h10 | Atualizado em 10/03/2025 16h01 Por ASCOM
O governador Helder Barbalho abriu, na noite desta quarta-feira (5), no Porto Futuro, em Belém, a programação do Junho Verde, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 300 pessoas estiveram no local para se divertir com atrações culturais como o Arraial do Pavulagem e vivenciar a “Experiência Amazônica – O Pará Sustentável”, um projeto interativo e educativo instalado em um container. A atração segue aberta ao público durante todo o mês de junho.
“Neste Dia do Meio Ambiente queremos, cada vez mais, mobilizar a sociedade em torno desta agenda. A população tem que compreender que estar numa vida harmônica com o meio ambiente é uma decisão acertada. As urgências climáticas estão batendo à porta. Por isso, devemos trabalhar para evitar. Cuidar do meio ambiente é cuidar das cidades, é cuidar da floresta”, declarou Helder Barbalho.
Além do governador Helder Barbalho, a abertura do Junho Verde teve a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, de demais secretários e dirigentes de órgãos e entidades estaduais, além do deputado estadual Zeca Pirão, entre outras autoridades.
O público no Porto Futuro conheceu em primeira mão os novos equipamentos que reforçam a atuação do estado no meio ambiente. Helder Barbalho inaugurou o projeto “Experiência Amazônica – O Pará Sustentável e fez a entrega do caminhão do programa Regulariza Pará, que irá colaborar com a realização de ações de regularização ambiental em diversos municípios, além das entregas de Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores familiares região do entorno da futura Avenida Liberdade.
A programação contou ainda com a distribuição de mudas para fomentar o reflorestamento e a preservação da biodiversidade. No Porto Futuro, também foi instalada uma feira da bioeconomia, para reforçar a política estadual de fomento ao desenvolvimento sustentável através do uso consciente dos recursos naturais.
Na ocasião, também foi apresentada a preparação do Pará à COP 30, o principal evento voltado para a discussão sobre mudanças climáticas do mundo e que será realizado em Belém no próximo ano.
A programação conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Secretaria de Cultura (Secult).