Experiência sensorial vai oferecer ao público uma imersão sobre a Amazônia e sobre as principais ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo Executivo
04/06/2024 15h01 | Atualizado em 04/06/2024 15h01 Por ASCOM
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Estado abre, na noite desta quarta-feira (5), no Porto Futuro, em Belém, a programação deste ano do Junho Verde, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir das 19h, o público poderá aproveitar atrações culturais e vivenciar experiências como a “Experiência Amazônica – O Pará Sustentável”, um projeto interativo e educativo instalado em um container. A atração estará aberta ao público durante todo o mês de junho.
A abertura oficial do Junho Verde contará com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, e do secretário de estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida. Durante o evento, o público também vai conhecer em primeira mão os novos benefícios que irão reforçar o apoio aos produtores rurais do Estado e ao meio ambiente.
Na ocasião, também será apresentada a preparação do Pará à COP 30, o principal evento voltado para a discussão sobre mudanças climáticas do mundo e que será realizado em Belém no próximo ano. “Estamos com grande expectativa para este Junho Verde, que para o público será uma prévia dos grandes eventos que iremos vivenciar em 2025”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida.
Os visitantes poderão conhecer as conquistas ambientais do Estado de forma lúdica e interativa, adianta o gestor da Semas.
“Além de conhecer os novos equipamentos e tecnologias que irão reforçar o nosso meio ambiente e dar apoio para quem vive da terra e para toda a população, como o caminhão do Regulariza Pará, os sensores de qualidade do ar, os veículos para a Emater, a feira de bioeconomia, as pessoas vão poder não apenas conhecer, como também sentir e vivenciar na experiência ‘Imersão Verde’ tudo o que o Governo do Pará tem construído desde 2019 na gestão do meio ambiente”, afirma Mauro O’de Almeida.
Após a noite de abertura, as atrações do Junho Verde seguem abertas durante todo o mês de junho no Porto Futuro, para visitação no horário de funcionamento do parque, das 10h às 18h.
Experiência Amazônica – E quem visitar o Porto Futuro a partir desta quarta-feira vai viver uma experiência imersiva sobre a Amazônia, as ações ambientais do Pará, e sobre a COP 30. O projeto instalado em um container móvel de 30 metros de comprimento oferece aos visitantes uma jornada imersiva pelas iniciativas ambientais do Estado e os resultados alcançados.
Ao entrar, os visitantes são recebidos com um vídeo de boas-vindas que introduz a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas e o Plano Estadual Amazônia Agora. Este é apenas o começo de uma série de experiências projetadas para informar e engajar o público.
Uma das principais atrações é um jogo interativo, onde os participantes podem se tornar agentes de fiscalização ambiental. Além de divertir, o game educacional também ensina sobre a importância da vigilância e proteção ambiental.
Com óculos de realidade virtual, os visitantes poderão visualizar as consequências de atitudes que prejudicam a ecologia. Em uma projeção no local, as pessoas vão mergulhar nos rios, na floresta, nos eventos climáticos e na COP 30. “O público vai viver uma experiência sensorial sobre a Amazônia e sobre formas de contribuir com a mitigação das mudanças climáticas. Estas ferramentas poderosas colocam as pessoas no centro dos impactos ambientais, proporcionando uma compreensão profunda sobre o nosso meio ambiente”, comenta Mauro O’de Almeida.
No container, que ficará instalado no local durante todo o mês, o público também vai receber informações sobre a gestão ambiental do estado, como a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, o Plano Estadual Amazônia Agora, com seus avanços e resultados. “A partir de 2019, o Pará deu um salto em sua política ambiental nunca visto na gestão pública nacional. Esta evolução nos coloca hoje na vanguarda ambiental do mundo e traz a Belém um evento de impacto global como a COP 30. E é a institucionalização jurídica dessas políticas que vão nos permitir seguir adiante e manter este legado para o nosso estado”, define o secretário.
A programação da noite desta quarta-feira contará com a entrega do caminhão do programa Regulariza Pará, que irá colaborar com a realização de ações de regularização ambiental em diversos municípios, além das entregas de Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores familiares.
Na ocasião, também serão entregues 100 sensores para o monitoramento da qualidade do ar, que serão instalados em Belém e Região Metropolitana, além de carros, motocicletas e drones para a utilização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Haverá ainda a distribuição de mudas para fomentar o reflorestamento e a preservação da biodiversidade, além da instalação de uma feira da bioeconomia no local, para reforçar a política estadual de fomento ao desenvolvimento sustentável através do uso consciente dos recursos naturais.
A programação conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Secretaria de Cultura (Secult).
Serviço:
Abertura do Junho Verde
Local: Porto Futuro
Data: Quarta-feira (5)
Horário: A partir das 19h
Atrações: Experiência Amazônica – O Pará Sustentável, espetáculo cultural, Feira de Bioeconomia, distribuição de mudas, cerimônias de entrega de veículos, drones e sensores de monitoramento da qualidade do ar.
Texto: Antônio Darwich – Ascom Semas