03/05/2024 15h32 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas) realizou, em abril de 2024, diversas oficinas de reaproveitamento de resíduos e educação ambiental, contando com a participação de cerca de 274 pessoas em todo o Estado do Pará, sendo estas membros da sociedade civil e servidores municipais. Houve trocas de experiência com diversos entes federativos com o intuito de fortalecer ainda mais a educação ambiental no Estado. As ações são realizadas por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam).
Na Usina da Paz da Cabanagem, 16 mulheres participaram de oficina de ecobijuteria e 11 pessoas que concluíram a oficina de reaproveitamento de resíduos na Usina da Paz de Marituba.
Em Belém, foram promovidas oficinas de compostagem e rodas de conversas sobre questões ambientais nas escolas estaduais Cordeiro de Farias e Carlos Drummond de Andrade, e no Lar Fabiano de Cristo, com participação,ao todo, de 161 estudantes da rede estadual de ensino.
No interior do Estado, houve oficina de produção de sabão e ecobiju em Concórdia do Pará, com a participação de 19 pessoas, e Capacitação em Educação Ambiental nos municípios de Marabá e São Sebastião da Boa Vista, com turmas que totalizaram 67 pessoas de instituições de ensino e órgãos do governo municipal.
“Durante o mês de abril, além de proporcionar uma educação qualificada para mais de 270 pessoas, entre jovens e adultos, a Semas, por meio da Coordenadoria em Educação Ambiental, também trocou experiências com o núcleo de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Essas articulações são importantes para que possamos levar essas informações aos municípios e também fortalecer a nossa conexão com outras políticas públicas”, destaca o titular da Semas, Mauro O’de Almeida.
A coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, ressaltou que no mês de abril ocorreu também reuniões da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/PA), comissão instituída pelo Decreto nº 1.638, de 8 de junho de 2005. Trata-se de um colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Semas. Nas reuniões foram abordadas táticas e métodos para qualificar ainda mais o conhecimento levado acerca de uma educação ambiental competente, envolvendo entes municipais, estaduais, federais, pesquisadores e membros da sociedade civil.
“Nosso principal objetivo é fortalecer a educação ambiental no Estado e que esse fortalecimento possa acontecer nos 144 municípios. As instituições que fazem parte da Ciea/PA hoje atuam na fortificação das atividades de educação ambiental que desenvolvem no âmbito de suas instituições, objetivando um alinhamento das ações para que possamos atuar de maneira integrada”, frisou Andreia.
Texto: Lucas Quirino – Ascom/Semas