Curso forma multiplicadores de boas práticas ambientais e fomenta a participação comunitária na gestão em favor do meio ambiente
12/04/2024 15h35 | Atualizado em 16/04/2024 13h59 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), capacitou servidores dos municípios de São Sebastião da Boa Vista, na região do Marajó, em educadores ambientais. Iniciada na última terça-feira (9) e encerrada nesta sexta-feira (12), a capacitação tem o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais e fomentar a participação comunitária na gestão ambiental, para a preservação e conservação dos recursos naturais, e dessa forma, proporcionar melhoria da qualidade de vida da população desses municípios.
Ao todo, 44 participantes puderam participar de atividades práticas e teóricas que abordaram, entre as temáticas, o desenvolvimento sustentável, noções de legislação ambiental e problemáticas socioambientais. Na oportunidade, os servidores municipais receberam orientações de como reaproveitar resíduos domésticos, assim como a prática da gestão desses materiais, por meio da confecção de coletores seletivos, fabricação de sabão caseiro, a partir da reciclagem do óleo usado de cozinha, e produção de adubo, através de composteira, uma forma de reaproveitar material orgânico.
O técnico em Gestão de Meio Ambiente da Semas Nel Bargas destaca que o curso tem como objetivo formar multiplicadores através da parceria entre a Semas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião da Boa Vista.
“Estamos formando e capacitando aproximadamente 40 servidores de diversas outras secretarias, como da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Educação. E eles serão agentes multiplicadores. Um dos temas tocados aqui com relação ao meio ambiente são as mudanças climáticas e como isso afeta a saúde, a produção, a renda, o emprego. Como etapa final dessa capacitação está a elaboração de um plano de ação que a Secretaria de Estado e seus servidores da coordenadoria irão fazer um monitoramento remoto para saber se os projetos do plano de ação estão sendo implementados no município”, explicou o técnico da Semas.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Valmir Barros Nunes, pontua que a partir da capacitação ocorrida esta semana, os técnicos municipais poderão atuar de forma mais precisa nas problemáticas ambientais do município.
“Hoje nós temos uma perspectiva muito boa com os avanços da educação ambiental no município, que irão nos ajudar nas causas ambientais, nas problemáticas dentro do nosso município. Então, a gente acredita que muito em breve estaremos colhendo os frutos desse trabalho que tem sido maravilhoso e de uma grande importância para esse município. Só temos a agradecer a toda equipe da Semas por nos proporcionar essa capacitação”, destacou.
Texto: Lucas Quirino – Ascom/Semas