Oficinas de reaproveitamento de resíduos ocorreram na Região Metropolitana de Belém e no interior do Pará, alcançando mulheres e homens
01/04/2024 14h37 | Atualizado em 01/04/2024 14h37 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas) realizou em todo o mês de março 10 oficinas de reaproveitamento de resíduos, levando educação ambiental para 167 pessoas em todo o estado do Pará. As ações são realizadas através da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (SAGRA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM).
Na Usina da Paz da Cabanagem foram 49 participantes na oficina de produção de sabão através do reaproveitamento do óleo de cozinha, e 17 na oficina de confecção de ecobag. Em Canaã dos Carajás e Parauapebas, 18 pessoas participaram. Todas essas estão dentro do programa TerPaz, que ao todo contou com a adesão de 84 participantes em março de 2024.
Já nas ações diretas com os municípios, o total de participantes foi de 83 pessoas. As oficinas de ecobijuterias e produção de sabão tiveram 10 participantes em Abaetetuba e 11 em Belém, respectivamente. Em Ananindeua, foram 13 participantes na oficina de compostagem. Já em Benevides e Ourém, nordeste paraense, contaram com 20 participantes na oficina de sabão e 29 pessoas na oficina de reaproveitamento de resíduos, na ordem.
A coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, destaca o quantitativo expressivo de mulheres presentes nas oficinas. Ela informou que a maioria das pessoas buscam novos conhecimentos sobre reaproveitamento de resíduos líquidos e sólidos. A Semas aproveita os momentos e promove a educação ambiental para os diversos atores da sociedade.
“Nós observamos que mais de 80% do público atendido são mulheres. As oficinas de reaproveitamento de resíduos são o instrumento para que o público participantes desta atividade perceba a importância de mudar suas atitudes com relação ao que se descarta, com o que se joga fora no nosso dia a dia. O reaproveitamento dos resíduos nos dá a oportunidade de pôr em prática as recomendações dos ODS, como o consumo sustentável e a construção de cidades e comunidades sustentáveis e a possibilidade de geração de renda com essas atividades é um dos pontos destacados pelas participantes”, explicou Andreia Monteiro.
O titular da Semas, Mauro O’ de Almeida, explica que os cursos e oficinas realizados pela Secretaria fazem parte de um rol de ações voltadas para a conscientização da população paraense sobre a necessidade da reciclagem e reutilização de resíduos.
“A Semas promove diversas atividades de educação ambiental e realiza ações que incentivam a reciclagem e a reutilização de resíduos, alinhadas à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre essas ações está a instalação de ecopontos públicos, em parceria com o Instituto Alachaster, onde são recebidos os resíduos em pontos instalados no Parque Urbano Porto Futuro, no Parque Estadual do Utinga e nas Usinas da Paz da Cabanagem e do Icuí-Guajará, todos na Região Metropolitana de Belém. Além disso, promovemos cursos e oficinas de educação ambiental, que capacitam a comunidade de Belém e nos demais municípios paraenses”, informa o secretário.
Texto de Lucas Quirino / Ascom Semas