Moradores de Terra Firme Concluem Curso de Agentes Ambientais da Semas

A atividade reuniu 27 moradores do entorno da UsiPaz do bairro onde puderam aprimorar os conhecimentos em práticas sustentáveis

22/03/2024 15h16 | Atualizado em 22/03/2024 16h05 Por ASCOM

Moradores de Terra Firme Concluem Curso de Agentes Ambientais da Semas

Moradores do bairro da Terra Firme, em Belém, participam Curso de Formação de Agentes Ambientais – módulo II promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) na Usina da Paz da Terra Firme. Durante os cinco dias de capacitação, eles aprenderam sobre descarte correto, reciclagem, reaproveitamento de resíduos líquidos, orgânicos e sólidos e economia doméstica. A capacitação se encerrou nesta sexta-feira, 22, e contou com a participação de 27 moradores da região.

O curso de Agentes Ambientais módulos II promovido pela CEAM apresenta como principal objetivo a promoção do aprofundamento de conceitos e temas relacionados ao Meio Ambiente e de apresentar novas metodologias de aprendizagens em Educação Ambiental que possibilitem que os agentes se sintam mais preparados e encorajados à sua participação ativa nos debates e ações desenvolvidas no cenário desafiador paraense no contexto da COP 30 a ser realizada em Belém, em 2025.

A gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal, explica que o principal objetivo do curso é de aprofundar todo o conhecimento sobre práticas sustentáveis que já foram abordados no Módulo I do curso, visando nesse momento questões voltadas para COP30.

“O curso apresenta um aprofundamento desses conceitos que já foram trabalhados no módulo 1 e também apresenta novas metodologias aos participantes que podem ser trabalhadas nas ações de educação ambiental, como por exemplo, o tema gerador, os mapas mentais, que são metodologias que levam em consideração a realidade concreta desses educandos, os problemas ambientais vivenciados por esses educandos e que os auxiliem a se conscientizarem desses problemas para que eles possam planejar a melhor forma de atuação”, explica a gerente.

Lucivaldo Maia, geógrafo da Semas e quem ministrou o curso, falou sobre a metodologia que foi adotada pela Secretaria para tornar a aprendizagem mais fácil para os estudantes, estimulando a participação ativa deles durante as aulas teóricas e práticas. “Como sugestão de temas, nós trouxemos, por exemplo, as mudanças climáticas e questionamos quais seriam os efeitos a nível local, ou seja, nos territórios, nas comunidades onde vivem os educandos, os participantes do curso de agentes. Quais são os efeitos das mudanças climáticas a nível local, portanto, na escala da comunidade. Trouxemos também a questão da poluição sonora, que é um dos graves problemas que nos assola. Ao final do curso, como culminância, foi realizada uma palestra por parte dos participantes a respeito dessas temáticas vivenciadas em seu cotidiano e do que foi aprendido por eles durante o curso”, finaliza Lucivaldo

A participante do curso, Ioná Oliveira alega que o conteúdo ministrado no curso agregou na sua área de atuação como estudante técnico em Meio Ambiente, no qual poderá levar todo o aprendizado para seus colegas de formação, quanto para sua própria comunidade. “Estou participando desse curso que eu achei maravilhoso para agregar no meu conhecimento de agente ambiental como técnico em meio ambiente. Com isso, eu sei que vou poder contribuir na minha comunidade, com meus amigos que estão em formação, passar para aqueles que não puderam estar com a gente. Logo, só tenho a agradecer por ter acesso a conteúdos que eu não sabia, eu ainda não tinha notado esse curso, essas falas, esses resumos e eu tenho como anotação para mim como aprendizado”, explicou a moradora.

Outra moradora do entorno da Unipaz e participante do curso, Maria de Lourdes, afirma que ações como as promovidas pela Semas são primordiais não só na questão ambiental, mas como forma de melhorar o cenário atual da comunidade, abordando temas socioambientais visando melhorar a realidade do bairro.

“O nosso bairro tem uma realidade complicada, mas essas ações que a Semas traz para o bairro proporcionam uma mudança radical no nosso contexto. Esse curso que eu estou fazendo agora de agente ambiental, é uma boa oportunidade de adquirir conhecimento, pois, ele abrange todas as necessidades do nosso bairro que é uma coisa muito séria. Agora, vamos aprender na prática como começar a mudar nossa realidade”, relata Maria de Lourdes.

Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas

Veja Também