Sectet e Semas discutem eixos e extensão das ações do Plano de Bioeconomia

Um dos destaques foi o Projeto Observatório de Bioeconomia, que visa consolidar informações e promover a colaboração para impulsionar as atividades desse segmento

06/02/2024 15h31 | Atualizado em 07/02/2024 15h21 Por ASCOM

Sectet e Semas discutem eixos e extensão das ações do Plano de Bioeconomia

A Secretaria de Estdo de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnologia (Sectet), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), discutiram e alinharam ações relacionadas aos eixos e ações do Plano de Bioeconomia do Estado do Pará (PlanBio), a fim de fortalecer iniciativas voltadas à promoção de atividades econômicas sustentáveis.

O evento contou com a participação de Jéssica Brilhante, membro da coordenação do Comitê Executivo do PlanBio, pela Semas; a professora Maria Trindade e Jheniffer Santos, representantes da Sectet, e do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Danilo Fernandes. O diálogo abordou a compreensão abrangente do PlanBio, órgãos envolvidos, diferentes eixos e extensão das ações planejadas.

A professora Maria Trindade apresentou as ações desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Sectet, com destaque especial para o papel do Observatório de Bioeconomia, cujo plano é executado pela Secretaria.

“O encontro tratou das ações, assim como especialistas e parceiros abordaram conceitos, estratégias e orientações para que os gestores, técnicos e demais interessados tenham conhecimento das ações de responsabilidade da Sectet”, disse a professora.

Colaboração – Entre os convidados estavam membros do grupo do Observatório, equipe da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT) e os diretores de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas). O encontro visou não apenas informar, mas também promover a troca de conhecimentos e a colaboração entre as entidades envolvidas, marcando um passo significativo no avanço da bioeconomia Pará.

O professor Danilo Fernandes analisou as potencialidades da bioeconomia no Estado, destacando contribuições significativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, como o Projeto Observatório da Bioeconomia, iniciativa conjunta da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), UFPA e A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa). Seu objetivo é consolidar informações, promover a colaboração entre as instituições parceiras e impulsionar as atividades relacionadas à bioeconomia.

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet

Veja Também