18/01/2024 07h42 Por ASCOM
Durante o encontro com Éric Nussbaumer, Helder defendeu uma maior cooperação bilateral junto à Suíça, incluindo o aporte de recursos no Fundo Amazônia Oriental (FAO), criado pelo governo do Pará, a exemplo do aporte que teria sido feito pelo país no Fundo Amazônia, anteriormente.
Créditos de carbono e pecuária verde
Durante o encontro com Rick Duke, o Helder Barbalho discutiu o apoio dos Estados Unidos ao Sistema Jurisdicional de Redução por Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que está em fase de implementação no Pará, para a comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário. Os EUA está entre os fundadores da Coalizão Leaf, iniciativa público-privada global que financia projetos de redução de emissões oriundas de desmatamento.
Além disso, o governador do Estado também aproveitou o encontro para discutir o apoio dos EUA ao Programa de Rastreabilidade da Cadeia da Pecuária, lançado no ano passado, durante a COP 28, em Dubai, e como o país pode apoiar na implementação inclusive com parcerias com grandes redes de varejo globais.
“O nosso objetivo é acelerar a desvinculação entre a produção agrícola e o desmatamento, fortalecendo a integridade ambiental de créditos de carbono no mercado voluntário e garantindo oferta e demanda por créditos de alta integridade. O nosso propósito é promover a rastreabilidade com inteligência de dados e, ao mesmo tempo, garantir a geração de créditos de carbono se dê de forma colaborativa e com benefícios àqueles que vivem nos territórios”, disse Helder.