O curso foi realizado no Parque do Utinga e contou com a participação de 30 servidores ambientais de municípios das 12 regiões de integração do Pará
08/12/2023 08h58 | Atualizado em 11/12/2023 08h59 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizou até a última quinta-feira (7), no Parque do Utinga, a 11° edição da Capacitação em Gestão Ambiental voltados para gestores e técnicos das secretarias de Meio Ambiente dos municípios das Regiões de Integração Guajará e Marajó.
Promovido pela Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra) da Semas, o curso encerrou o ciclo de qualificações ministrado a servidores ambientais de municípios das 12 regiões de integração do Estado do Pará.
A capacitação durou quatro dia e contou com a presença de 30 servidores. Entre os assuntos tratados na qualificação, foram abordados temas como competência ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), educação ambiental, monitoramento ambiental, licenciamento ambiental, fiscalização ambiental e gerenciamento costeiro.
“A capacitação é muito importante para os técnicos municipais realizarem a gestão ambiental, como atividades como fiscalização. Com isso, os profissionais que trabalham na secretaria podem entender mais sobre suas competências, saber até onde podem ir para desenvolverem seus trabalhos nos municípios. A gestão ambiental, em termos de resíduos sólidos, queimada, uso do solo, por exemplo, é fortalecida com uma padronização de procedimentos gerida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade”, afirma Huan Tupinambá, diretor de Recursos Hídricos da secretaria municipal de Meio Ambiente do município de Breves.
De acordo com a gerente de Articulação e Municipalização da Gestão Ambiental da Semas, Sheila Bonifácio, a capacitações foi voltada para qualificar gestores e técnicos ambientais nos diversos instrumentos de gestão ambiental e com isso, fortalecer o desenvolvimento local dos municípios. “Esse momento é primordial para o alinhamento de procedimentos entre Estado e municípios, para que estes desenvolvam uma gestão ambiental com segurança. É importante ressaltar que as trocas realizadas durante as capacitações são uma via de mão dupla, pois à medida que ministramos também aprendemos com as vivências compartilhadas, enriquecendo o evento”, afirmou.
Ainda para a gerente, a capacitação reforça a descentralização da gestão ambiental no estado. “A partir do momento em que proporcionamos um momento de capacitação como este, que aborda os mais diversos instrumentos de gestão ambiental, o desenvolvimento das capacidades técnicas das secretarias municipais de meio ambiente é fortalecido. Desta forma, os municípios se tornam capazes de exercerem a gestão ambiental localmente de modo eficiente e eficaz”, diz Sheila Bonifácio.
Para Cairu Aguiar, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente do município de Anajás, o curso foi fundamental para a efetividade dos serviços que são de responsabilidade dos municípios. “O curso contribui para a estruturação dos instrumentos de gestão e garante suporte técnico às cidades. Esses serviços, principalmente no sentido de planejamento, de acionar e oferecer este suporte aos municípios, é fundamental”, afirma o assessor.
Texto: Ascom Semas