Semas discute gestão de recursos hídricos em Aracaju

28/11/2023 13h39 | Atualizado em 28/11/2023 13h41 Por ASCOM

Semas discute gestão de recursos hídricos em Aracaju

O simpósio foi acompanhado de tendências e planejamento para 2024

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH), de 19 a 24 de novembro, que ocorreu na cidade de Aracaju em Sergipe, com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação. O simpósio teve como objetivo central abordar desde planejamento e gestão de recursos hídricos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), e nesta edição, teve o apoio do Governo de Sergipe e entidades parceiras. Assim, o SBRH oportuniza o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.

Proatividade – A Diretora de Recursos Hídricos, Luciene Chaves, explica que durante a participação da Semas no evento a diretoria apresentou três artigos técnicos, que evidenciam a capacidade técnica da equipe e o empenho em divulgar alguns dos estudos que foram realizados nos últimos anos. “Isso contribui não apenas para o conhecimento interno, mas também reconhece o papel proativo da Diretoria, ao divulgar os avanços do Pará durante um evento de nível nacional. Essa iniciativa eleva a visibilidade das conquistas locais, promovendo a troca de experiências e possibilitando colaborações que impulsionam o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos.” explica Luciene.

No evento a Semas apresentou dois painéis, “A experiência de elaboração do primeiro Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos do Estado do Pará”, apresentado pela servidora Brenda Cirilo; e “Análise do comportamento e da tendência da precipitação pluvial, no estado do Pará”, apresentado pelo servidor Diego Crispim. No formato de apresentação oral, a Diretora Luciene Chaves, apresentou o artigo: “Contribuição do Programa Progestão na gestão de recursos hídricos do Estado do Pará”.

Texto: Vinicius Silva – Ascom/Semas

Veja Também