22/11/2023 20h14 | Atualizado em 25/11/2023 20h55 Por ASCOM
Momento de inspiração e troca de conhecimentos entre alunos e servidores
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), recebeu, nos dias 21 e 22 de novembro, a visita dos alunos do curso de Biblioteconomia da Ufpa na Biblioteca da Semas. Com objetivo de falar sobre a educação ambiental e os impactos da informação ambiental com os discentes, a fim de informá-los como o bibliotecário trabalha nesse contexto, transformando a cidadania.
O evento é uma parceria da Semas com o curso de Biblioteconomia da Ufpa e da disciplina Informação Ambiental, ministrada pelo Professor Dr. Lucivaldo Barros. O intuito é informar os alunos sobre a importância da informação ambiental, como que ela está inserida no contexto da secretaria e do meio ambiente e como os bibliotecários estão inseridos e conseguem trabalhar nesse contexto aqui da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Educação ambiental – É um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
Kassia Silva, graduando de biblioteconomia, explica que a experiência do evento foi muito gratificante e que achou incrível a explicação da formação em relação ao que os seres humanos podem fazer para tentar mudar e melhorar os seus hábitos para ajudar o meio ambiente. “O que mais me chamou a atenção foi a questão da formação em relação ao que a gente pode fazer para tentar mudar e melhorar os nossos hábitos com o meio ambiente”, afirma Kassia.
A estudante de biblioteconomia da Ufpa, Bruna Valéria Cunha Santos explica que é essencial eventos como esse, visto que em breve irá se formar como bibliotecária e terá a função de disseminar informações. “E dado o contexto atual que a gente está vivendo, é relação à Amazônia, é questão de queimada, a gente precisa disseminar essa informação ambiental para dar esse suporte para as pessoas e entender a importância de se preservar, de se cuidar dos nossos recursos naturais”, diz Bruna.
“Devemos entender que o bibliotecário necessita ser um profundo conhecedor das questões ambientais e ser um compartilhador dos conhecimentos que adquiriu, conhecimento esses que estão em constante evolução, transmitidos através das gerações”, explica Mayco Menezes, bibliotecário da Semas.
Texto: Vinícius Silva – Ascom Semas