Semas promove capacitação de servidores para elaboração de textos no ChatGPT

21/11/2023 18h54 | Atualizado em 25/11/2023 20h56 Por ASCOM

Semas promove capacitação de servidores para elaboração de textos no ChatGPT

Além da conversa e oficina, foram respondidas dúvidas sobre o uso da nova tecnologia

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou na última terça-feira (21) o workshop de revisão e elaboração de textos oficiais e técnicos com a utilização do ChatGPT como ferramenta acessória no Palacete Faciola. O evento foi organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias que ao longo do ano, vem oferecendo diversas capacitações para os seus servidores.

O Workshop apresentou formas produtivas que os servidores podem utilizar a inteligência artificial para a elaboração de seus e-mails, dos seus documentos oficiais e técnicos, memorando e circular. Assim, conseguindo fazer mais atividades em menos tempo e um grau maior de assertividade nas redações, nos textos, trazendo clareza e uma linguagem mais simples para a população e também ajudando na comunicação interna.

ChatGPT – É uma aplicação que usa Inteligência Artificial (IA), A plataforma é capaz de responder a perguntas sobre os mais variados assuntos, resolver problemas lógicos e fornecer soluções adequadas aos inputs que recebe por meio de mensagens com contexto, simulando uma conversa.

O professor e comunicador, Max Müller Cândido afirma que é muito importante o assunto dessa palestra para os servidores da Semas, principalmente agora que o mundo está evoluindo e ficando mais tecnológico. “Então, é legal que a gente esteja aqui debatendo um tema que é específico para a produtividade dos servidores, a inteligência artificial tem vários desdobramentos, até com um ponto de vista crítico, e isso é natural, mas eu entendo que para toda grande mudança a gente precisa se adaptar, ao invés de simplesmente fazer o enfrentamento”, explica o professor.

“Aqui a gente falou sobre os vários tipos de documentos que um órgão público tramita, então falamos do e-mail, que muito embora, seja só uma comunicação, mas que se torna um documento de muitas vezes de atos administrativos. Nós falamos da diferença da circular, que tem um aspecto mais público, que direciona para um número maior de pessoas, também falamos do memorando, que no âmbito da Semas, via PAI, abre cada processo que tramita, falamos do ofício, que oficializa muitas das vezes pedidos, decisões internas e administrativas e também discutimos algumas boas práticas em relação à elaboração de documentos de contratação, de licitações e contratação”, explica Max

Letícia Freitas, técnica em gestão de meio ambiente, explica que a palestra permitiu que ela tivesse uma nova perspectiva do uso do ChatGPT. “Ele vai deixar as nossas atividades mais rápidas, mais práticas, mais assertivas e vamos ganhar tempo no trabalho, é muito boa a formação, pois ela vai complementar as outras que tivemos ao longo do ano”, diz Letícia.
A Coordenadora de Treinamento, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Semas, Maria de Belém, explica que é muito importante esse curso de ChatGPT, pois ajuda na criação de termos e toda documentação que a gente utiliza na instituição como ofícios, memorandos, e-mails, circulares e facilita a vida do servidor. “eu estou pensando assim, fora das Semas também, fora do órgão, se você quiser formalizar um texto de aniversário, você coloca lá e pergunta e ideia de um texto de feliz aniversário e ele irá te auxiliar a escrever e fomentar ideias, ele também foi criado para nos ajudar no dia a dia”, explica Maria

Texto: Vinícius Silva – Ascom Semas

Veja Também