13/11/2023 08h51 | Atualizado em 13/11/2023 08h52 Por ASCOM
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) participaram, neste final de semana, da I Edição dos Jogos Internos das duas instituições, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), em Ananindeua. Em dois dias de programação, foram 15 diferentes modalidades que contaram com a participação de cerca de 200 servidores.
Em equipes organizadas por espécies de árvores da Amazônia (Ipê, Jatobá, Samaumeira e Angelim), os participantes competiram nas modalidades Society, Futsal, Futevôlei, Basquete, Vôlei de Areia, Vôlei de Quadra, Tênis de Quadra, Manbol, Beach Tênis, Natação, Duathlon, Cabo de Guerra, Queimada, Xadrez e Ping Pong.
“Estamos felizes em realizar aqui hoje os nossos primeiros jogos internos da Semas, como parte de um amplo plano de valorização do servidor que inclui um aumento da nossa número de capacitações de formação profissional e de um setor de psicoatendimento laboral que combina com esses jogos aqui. A ideia é, além de lançar a semente da prática esportiva, de que a gente possa se integrar, se confraternizar, brincar, se divertir e fazer com que os servidores se sintam empáticos com os outros, estando mais integrados, a partir da parceria com o Ideflor-Bio, com o Sesi e também aos Bombeiros, que participaram aqui com a sua banda, abrilhantando a nossa abertura com a competência musical de sempre”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, na abertura do evento.
Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio, falou da importância da parceria entre os dois órgãos ambientais do Estado. “Muito importante participar dessa parceria, nesta área que orgulha o estado do Pará pela função de destaque que ocupa no Brasil e no Estado do Pará e no mundo que é o meio ambiente. O objetivo maior dos jogos é a integração, a união de esforços, o trabalho conjunto, o que aliás caracteriza a nossa atuação profissional no dia a dia. Semas e Ideflor trabalham como uma unidade voltada para a preservação da sustentabilidade aqui no nosso Estado, com bons resultados. Isso tem que ser refletido também no dia a a dia, e esse trabalho de integração e confraternização pelos nossos jogos é exemplo disso”, disse o presidente.
As inscrições, realizadas mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, permitiram a doação de 546 kg de alimentos para instituições sem fins lucrativos, como o Abrigo João de Deus, o Instituto Ivan Costa e a instituição Laços de Amor, todos da Região Metropolitana de Belém.
Priorizando a sustentabilidade, a Semas encomendou a produção das medalhas da competição a partir de cartões magnéticos descartados. Cada medalha foi produzida com 16 cartões, que virariam resíduos e foram reutilizados, evitando o descarte do material no meio ambiente.
Guilherme Alves, servidor da consultoria jurídica da Semas, disse que já é a segunda vez que participa e vence uma competição organizada pela Secretaria. “Participei de duas corridas da secretaria e na primeira consegui ser o primeiro lugar e nesse ano de novo. Então são dois primeiros lugares, em outros eventos organizados pela Semas, e agora nesses primeiros jogos internos. Eu vejo esse evento como algo de suma importância que a gente tenha uma integração, porque a secretaria hoje tem três unidades, o que acaba fazendo com que a gente perca o contato com algumas pessoas, e aqui a gente tem esse momento de integração e de reencontro. E a gente usa os jogos para brincar, se divertir, e o pódio que vem é consequência dessa brincadeira, que a gente acaba levando um pouco a sério, mas no fundo, o que a gente quer mesmo aqui não é tanto competir, mas é mais brincar, interagir com as pessoas”, disse.
“Eu espero que continue sempre, que não seja só um evento de uma gestão, que siga agora pelas Semas e que de repente a gente leve para algum interior onde a Semas tem Nure (Núcleo Regional), de repente Santarém ou Marabá. Que gente consiga fazer esses eventos lá também”, complementou o servidor.
Naiara Barreiros, servidora da Diretoria de Licenciamento Ambiental, comemorou a conquista de 5 medalhas na competição. “Eu me inscrevi em algumas modalidades, vôlei de quadra, natação, queimada e também cabo de guerra e futsal. E ganhei algumas medalhas inclusive de ouro em algumas modalidades e está sendo uma experiência muito boa, porque essa é uma forma de incentivo. A gente trabalha, mas também tem que pensar na saúde e na prática de esporte”, disse.
Tullio Ferreira, servidor do setor administrativo da Semas, disse que o evento é importante porque proporciona integração e confraternização. “É um momento de lazer, de esporte, de confraternização, porque é isso que é a Sustentabilidade. O que a Semas está fazendo é para que todos os servidores possam estar juntos, reunidos e confraternizando”, disse.
No resultado geral, a equipe Angelim, que reuniu servidores do Gabinete e Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos da Semas, ficou em primeiro lugar, com 7 medalhas de ouro, 9 de prata, 4 de bronze e 43 pontos no total.
As equipes Jatobá, que contou com servidores da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental; Ipê, da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologias; e Samaumeira, do Ideflor-Bio, ocuparam as demais posições no ranking.