No evento, a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas) destacou o Plano Estadual Amazônia Agora e a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas
09/11/2023 14h45 Por ASCOM
Com o objetivo de dialogar sobre o alinhamento à Agenda 2030 e planejar ações da Rede para 2024, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou nesta segunda-feira (6) e terça-feira (7), do VIII Encontro Nacional da Rede ODS Brasil. O evento ocorreu em Brasília de forma gratuita, porém com vagas limitadas, e com foco no acompanhamento do progresso das Agendas de Desenvolvimento no Brasil.
O encontro também proporcionou um momento de troca de experiências com integrantes da Rede ODS Brasil, contando também com o Painel “Agenda 2030: panorama nacional e internacional” e a Exposição de Posters “Institucionalização da Agenda 2030”.
No evento, a Semas destacou o Plano Estadual Amazônia Agora e a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas como ações para contribuir no enfrentamento dos desafios para evitar eventos extremos e garantir o uso sustentável dos recursos naturais, sem esquecer da questão socioeconômica das populações locais.
O técnico em Gestão de Meio Ambiente da Semas, Walber Texeira, conta como que a secretaria é fundamental no debate e desenvolvimento de ações para efetivação da Agenda 2030, dos ODUS, dos ODS e de suas metas “Na gerência de Articulação e Municipalização da Gestão Ambiental da semas, que é a Gamam, temos a competência institucional de conscientizar a sociedade e principalmente os entes municipais, sobre as responsabilidades locais e a instrumentalização dos ODS na gestão municipal. Além de articular, junto aos outros setores da Semas, capacitações para o corpo técnico das secretarias municipais sobre fiscalização, educação ambiental, cadastro ambiental rural, gerenciamento costeiro, monitoramento e licenciamento”, explica Walber.
ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.
A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
No Pará, atualmente, a gestão estadual já trabalha com a agenda “Pará 2050”, um plano desenvolvido a partir do diagnóstico de cada região do Estado e da escuta social regionalizada. No planejamento, que se reflete em ações previstas no Plano Plurianual do Estado (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as forças de cada região são potencializadas e os maiores desafios de cada uma delas são tratados com base em critérios técnicos, preservando a identidade de cada território.
Texto de Layza Farias / Ascom Semas