07/11/2023 16h36 Por ASCOM
Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – o Serviço Geológico do Brasil – , vinculado ao Ministério de Minas e Energia, foi o tema central de uma reunião, na segunda-feira, em Belém. O objetivo da parceria, que poderá resultar na celebração de um Acordo de Cooperação Técnica, é a realização de ações conjuntas, a partir da troca de dados e informações técnicas na área de recursos hídricos, geologia e recursos minerais, assim como fomentar a qualificação técnica do quadro profissional das instituições.
“Aqui no Serviço Geológico, estivemos reunidos com o superintendente e conhecemos um pouco da estrutura do órgão, laboratórios e demais espaços que essa instituição oferece e também discutimos a celebração de uma parceria que tem potencial de beneficiar as ações da Semas na área de recursos hídricos e na área de gestão e regularidade ambiental. Essa parceria, que está em discussão, poderá resultar na elaboração de um atlas de disponibilidade hídrica no Pará, de um atlas de risco geológico da Amazônia Legal, além da aplicação dos conceitos de geodiversidade no licenciamento ambiental. Esses são apenas alguns dos produtos que essa parceria pode oferecer, como resultado do diálogo e conjunção de esforços dos órgãos estadual e federal em prol do Estado do Pará, que busca estabelecer uma agenda climática transdisciplinar com objetivos prioritários, incluindo o debate sobre perdas e danos de populações mais vulneráveis”, disse o secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.
Homero Reis Júnior, superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil, disse que a expectativa é de que a parceria resulte em benefícios para o desenvolvimento regional em geodiversidade e recursos hídricos. “A grande questão deste acordo de cooperação técnica que estamos alinhavando com a Semas é para o desenvolvimento tanto dos recursos hídricos quanto dos recursos minerais, assim como as questões relacionadas à geodiversidade e áreas de risco geológico em todo o Estado do Pará. O objetivo desse acordo é fazer uma parceria institucional entre o Ministério de Minas e Energia, por meio do Serviço Geológico, com o Estado do Pará, por meio da Semas. Assim, queremos fomentar o desenvolvimento sustentável na área de recursos hídricos, na geodiversidade, mapeamento de áreas de risco geológico, bem como oferecendo alternativas para a população com obras mitigadoras, fomentando o desenvolvimento regional do nosso Estado, visando a COP 30 e com efeitos após esse grande evento”, explicou.
Segundo o superintendente, com o acordo, o Estado terá capacidade de conjugar conhecimentos e produzir diagnósticos mais precisos nas áreas de recursos hídricos, background geológico, geodiversidade e risco geológico que podem auxiliar no planejamento de ações de diferentes setores da Semas e demais órgãos estaduais que atuam em prol do desenvolvimento regional alinhado às discussões sobre adaptação climática.O encontro contou ainda com a presença do diretor de Licenciamento Ambiental da Semas, Marcelo Moreno, da diretora de Recursos Hídricos, Luciene Chaves, e do coordenador de Mineração, Gerson Paes. A partir da concretização da parceria, será estabelecido um plano de trabalho, com objetivos, metas, eixos, ações e resultados esperados. O objetivo é que a parceria seja celebrada até o final deste ano.