23/10/2023 14h47 | Atualizado em 23/10/2023 14h48 Por ASCOM
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou, na última semana, do I Encontro de Educação Socioambiental e da III Mostra de Educação Socioambiental na Universidade Rural da Amazônia (Ufra), no município de Capitão Poço, nordeste do estado. Durante os eventos, servidoras da secretaria apresentaram aos alunos da universidade e de escolas municipais e estaduais do município práticas de Educação Ambiental. Na ocasião, foram debatidos e a importância de sua aplicação no cotidiano dos moradores e para o contexto global.
Além dos debates, houve atividades práticas, em que as técnicas Argemira Araújo e Tanice Aguiar, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas, ministraram a oficina de produção de sabão caseiro a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. No total, 36 universitários do curso de biologia participaram da oficina 36.
“O objetivo desta oficina realizada em Capitão Poço foi capacitar estes universitários para formar novos multiplicadores ambientais por meio de ações práticas sustentáveis de Educação Ambiental”, afirma Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.
Durante o evento, foram abordados assuntos referentes aos danos ambientais que são causados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente e as suas principais alternativas de reciclagem, como a produção do sabão caseiro, uma solução ambientalmente correta e econômica e que garante um direcionamento adequado ao resíduo líquido e pode ser uma fonte de renda.
A palestra sobre conscientização ambiental destacou que o descarte incorreto deste resíduo pode ocasionar danos ao meio ambiente. Por exemplo, ao ser jogado no ralo da pia da cozinha, o óleo entope a tubulação residencial e a rede pública de esgoto após enrijecer, causando diversos transtornos e prejuízos. E quando chega ao solo, ao ser descartado diretamente ou quando é depositado no lixo comum, óleo contamina o solo e o torna impermeável, incapaz de absorver as chuvas e causando enchentes. Além disso, pode atingir os lençóis freáticos, causando mais poluição.
Texto: Antônio Darwich – Ascom Semas