19/10/2023 15h32 | Atualizado em 19/10/2023 15h32 Por ASCOM
Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) apresentaram em seminário realizado em Mato Grosso, as ações do governo do estado no combate ao desmatamento ilegal. As palestras foram promovidas nos últimos dias 10 e 11, em Cuiabá, pelo Programa REM MT.
Durante o evento, foram debatidas estratégias de comando e controle que estão sendo atualmente empregadas em políticas ambientais desenvolvidas no país.
As ações desenvolvidas pelo governo do Pará foram apresentadas pela técnica em Gestão de Meio Ambiente da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC) da Semas, Hellem Cristina Teixeira Rodrigues, que abordou estratégias de inteligência ambiental em ações de combate a ambientais; pela assessora técnica do Comitê de Monitoramento e Planejamento Estratégico para Fiscalização (CFISC) da Semas, Andrea Coelho, que falou sobre a plataforma Selo Verde, de rastreabilidade da cadeia de produção agropecuária, e sobre o monitoramento ambiental; e pelo diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, que destacou a estratégia do estado de instalar bases fixas para fiscalização e combate a ilícitos ambientais em municípios considerados pontos críticos do desmatamento.
“O intercâmbio entre os órgãos e os estados é necessário, permitindo a troca de informações, principalmente em relação ao modo operante de infratores. O simpósio permitiu a troca de informações e apresentação de casos de sucesso, inclusive com métodos que podem ser aplicados ao sistema de fiscalização desta secretaria”, afirma Hellem Rodrigues.