19/10/2023 15h55 Por ASCOM
Na UsiPaz Jurunas/Condor, turma aprendeu a usar resíduo na confecção de sabão, de forma ecologicamente correta, e ainda obter renda extra
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), realizou na última quarta-feira (18), na Usina da Paz do Jurunas/Condor, em Belém, uma a oficina de produção de sabão a partir da reutilização do óleo de cozinha. O evento faz parte da programação de aniversário da Usina, que completa um ano de funcionamento no próximo sábado (21).
No total, foram disponibilizadas 25 vagas para a participação na atividade, que foi composta por etapas teórica e prática, oportunidades em que os técnicos da Semas dialogaram com os participantes sobre o descarte inadequado do resíduo doméstico e como fazer a produção do sabão.
“Hoje, nós trabalhamos especificamente com a oficina de produção de sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, então, inicialmente apresentamos a parte teórica das questões relacionadas à problemática do resíduo, e da forma inadequada do descarte. Também fizemos a parte prática da produção, que, além de ser uma oportunidade de geração de renda, é também de aprender uma prática sustentável, fazendo a reciclagem deste produto”, explicou Adriele Barbosa, técnica em Gestão de Meio Ambiente da Semas.
Aproveitamento – Para a moradora do Jurunas, Rosa Cleide, a oficina trouxe novos conhecimentos que permitirá com que ela faça novos planos objetivando uma renda extra.
“Achei o curso muito gratificante, aprendi muito com ele, porque eu estava usando o óleo de uma maneira muito errada. Pretendo me juntar com minha família e algumas pessoas que fizeram parte desse curso e reunir um grupo para ver a melhor forma de colocarmos em prática tudo o que aprendemos e, assim, aumentarmos a nossa renda familiar”, disse.
A ação da Semas integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no estado.
Texto: Layza Farias/Ascom Semas