08/09/2023 11h41 | Atualizado em 08/09/2023 11h41 Por ASCOM
Em mais uma campanha de doação voluntária, servidores ajudaram a salvar vidas aderindo ao gesto de solidariedade
Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram, na quarta-feira (6), da campanha de doação voluntária de sangue, a fim de abastecer o estoque da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), para suprir as necessidades de pacientes em hospitais e clínicas.
“É uma imensa satisfação novamente estar aqui com este grande parceiro que é a Semas, disponibilizando toda uma equipe técnica de servidores, que estão envolvidos nesse projeto. Essa não é a primeira vez, visto que já seria uma campanha periódica, fazendo parte do calendário de atividades e programação desse órgão, que trabalha tanto com o fator da sustentabilidade, quanto da responsabilidade social. A doação de sangue é uma das principais políticas, que acaba indo ao encontro das necessidades da população”, disse Betânia Mourão, assistente social da Fundação Hemopa e coordenadora da ação dentro da Semas.
Ela ressaltou ainda que em momentos como esse o Hemopa consegue abastecer seus estoques de sangue. “É um grande desafio para o Hemopa, assim como em todos os hemocentros, realizar periodicamente ações como esta, de busca e captação de doadores, voltados ao abastecimento dos estoques de sangue. Importante ressaltar que abastecemos mais de 200 unidades hospitalares, só conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), tendo uma demanda diária de transfusões e grandes cirurgias em hospitais de alta e média complexidades”, completou.
A técnica em Gestão Pública da Semas, Bianca Carneiro, informou que este foi o terceiro ano em que participou da campanha de doação de sangue, e ressaltou serem “muito importantes campanhas como essa, pois conheço pessoas que precisaram, e essas doações acabaram salvando vidas. Este não seria um simples ato de doar; vai muito além, pois alguém próximo pode precisar. A doação acaba sendo um ato de amor em forma de bolsa de sangue”.
Apenas uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.
Texto: Lucas Quirino – Ascom/Semas