24/08/2023 13h10 | Atualizado em 24/08/2023 13h10 Por ASCOM
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) integrou seu Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) ao sistema nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o DOF+ Rastreabilidade. A integração, que entrou em vigor na terça-feira (22), garante que todas as transações que envolvem produtos florestais com origem no Pará ocorram somente entre os dois sistemas.
A união dos sistemas foi feita com o objetivo de estabelecer o fluxo de comercialização de produtos e a transferência de créditos florestais interestaduais, para exportação e para áreas de concessão florestal federal dentro do Estado, já que o sistema DOF+ é independente do utilizado por seus usuários. A incorporação atende à Instrução Normativa (IN) nº 16, do órgão federal, de 25 de novembro de 2022, e visa auxiliar no controle da cadeia produtiva florestal nacional.
O Cadastro de Transportes do Sisflora 2.0 está ativo no site da Semas desde maio deste ano. De acordo com a Diretoria de Gestão Florestal, o serviço atende à Instrução Normativa publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de setembro 2022, que estabelece os procedimentos e critérios para solicitação de concessão de autorização para transporte estadual, interestadual e exportação de produtos e subprodutos de origem florestal do Pará.
Confira o comunicado oficial, disponível neste link.