16/08/2023 09h12 Por ASCOM
A orientação para elaboração de planos de ações em busca de soluções ambientais e socioeconômicas levando em consideração as especificidades locais também esteve no foco durante a capacitação. No encerramento, na sexta-feira, grupos fizeram exposição de quatro problemas ambientais locais voltados à poluição hídrica, sonora, desmatamento e resíduos sólidos, com apresentação de alternativas para mitigar os problemas que os participantes visualizam na comunidade.
“No curso nos ensinaram bastante sobre o meio ambiente, sobre a preservação da natureza, bem como, em como aplicar na prática no dia a dia, em suas casas, na comunidade e nos grupos em que vivemos”, afirmou Rosa Malena, representante de um grupo de mulheres que trabalham com artesanato na cidade de Marituba, onde também vive.
O integrante da equipe técnica da Coordenação de Educação Ambiental da Semas, Alberto Teixeira, destacou a grande adesão dos moradores em participar da formação.
“Estamos aqui para tentar ilustrar, capacitar agentes ambientais para a comunidade em torno da UsiPaz, felizmente nessa capacitação o grupo festá sendo bem interessante, pois não é formado só pela comunidade, mas também por estudantes, pessoas ligadas às secretarias municipais de meio ambiente. Essa nossa formação tem o objetivo básico de levar as informações problemáticas ambientais, sobretudo na região metropolitana de Belém, tendo o problema que não se pode evitar, que seria o descarte dos resíduos, e nossa intenção é trazer a questão do que leva a esse problema, assim como também o debate do que está acontecendo hoje na Amazônia, acerca das propostas e dos eventos que irão ocorrer em nossa região”, afirmou.