07/06/2023 09h56 | Atualizado em 07/06/2023 10h48 Por ASCOM
Um workshop presencial realizado na cidade de Cali, na Colômbia, entre 28 de maio e 3 de junho de 2023, de iniciativa do projeto SERVIR, uniu um treinamento em ferramentas de geotecnologias com discussões sobre os desafios na atuação das mulheres dentro das áreas de engenharia e ciências. O evento contou com a participação de mulheres selecionadas em 2022.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) esteve representada nesse processo de aprendizado e reflexão avaliando os avanços específicos obtidos e continuará com a política de estimular o empoderamento entre as participantes, além de expandir o networking, o alcance da rede e as habilidades da força de trabalho em rede entre as mulheres.
Bianca Chaves Marcuartú, engenheira florestal e fiscal ambiental lotada no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), da Semas, participou do evento e considera que o programa de treinamento “Train the Trainers: Empowering Women in Geographic Information Systems and Environmental Sciences” (“Treine os instrutores: empoderando mulheres em sistemas de informação geográfica e ciências ambientais”, em livre tradução) foi muito produtivo para todas as participantes.
“Através de dinâmicas e atividades pudemos pensar em novas formas de contribuir para a diminuição da desigualdade de gênero dentro das nossas próprias instituições e também como a preservação ambiental impacta positivamente a vida de todas as mulheres”, avalia a engenheira da Semas.
Este trabalho é implementado por meio de uma parceria entre o SERVIR Global e o SERVIR Amazônia liderado pela Alliance of Bioversity International e pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), apoiado por pesquisadores da Arizona State University. O SERVIR é uma iniciativa de desenvolvimento conjunto da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Essas atividades são financiadas por meio do subsídio da Universities Space Research Association (USRA).
Benefícios fornecidos pelo Programa SERVIR Amazônia e pela Arizona State University incluem um programa de workshops para enriquecer habilidades técnicas e profissionais, bem como expandir sua rede de contatos.